Pimenta Bueno – Pastor é salvo de ataque de abelhas e após recuperação, realiza visita ao quartel dos Bombeiros

No dia 21 de outubro de 2020, o quartel do 2º SGBM/4º GBM recebeu a visita do Pastor Mateus e sua esposa.

A visita teve o intuito de agradecimento pelo serviço prestado ao senhor Mateus. 

    Neste mês de outubro o Pastor Mateus subiu na cobertura de sua igreja para realizar manutenção, quando foi surpreendido por um ataque de abelhas, sem conseguir retornar pelo caminho onde havia a escada, que estava posicionada no ponto mais alto, com pé direito de aproximadamente 07 metros, dessa forma, o Pastor Mateus efetuou deslocamento até a parte dos fundos da igreja, onde existe um pavimento superior, nesse local a queda seria de uma altura menor (aproximadamente 03 metros), então, o pastor quebrou parte da cobertura e forro, atingindo o solo em queda livre, mesmo assim continuou sendo atacado pelas abelhas, tendo forças apenas descer as escadas do pavimento superior ao térreo, de onde não pode fugir, pois o portão de acesso estava trancado, dessa forma, se jogou debaixo de uma torneira existente no local, onde passou a se molhar e gritar por socorro. 

    A BC Irene, que trabalha no 2º SGBM/ 4º GBM, passava pelas proximidades do local no horário da ocorrência, tentou prestar o primeiro atendimento, mas as abelhas não permitiam o acesso, em seguida, passou a prestar apoio à guarnição de serviço.

A guarnição composta pelo AL SGT BM Abner, SD BM Dayla e SD BM Nantes foram acionados para prestar o socorro, porém a informação que chegou à central de operações foi que uma pessoa havia caído da cobertura, sem mencionar o ataque de abelhas.

Ao chegar no local da ocorrência, a guarnição constatou que se tratava de um ataque de abelhas e então solicitou o apoio do ABT para que pudessem usar o EPI contra incêndio para adentrar ao local.

O SD BM Schissel, de imediato dirigiu o ABT até o local da ocorrência e atuou junto à guarnição, que após vestir apenas a máscara do EPI de incêndio, adentrou de forma rápida ao local, resgatando o Pastor Mateus, o qual estava coberto por abelhas.

    A equipe que atuou na ocorrência, mesmo sob ataque das abelhas e sendo ferroada por diversas vezes, não hesitou em retirar o pastor Mateus do local, levando-o para a Unidade de Resgate e de forma imediata para o Hospital Municipal, onde foi prontamente atendido.

Devido a gravidade do caso o pastor permaneceu aproximadamente uma semana internado, houve intenso trabalho da equipe médica, primeiro para evitar o choque anafilático e depois para evitar complicações renais.

Segundo relatos, havia abelha até mesmo dentro das narinas da vítima, não sendo possível contar o número de picadas, que certamente ultrapassaram a casa das centenas.

    Após a recuperação, em forma de gratidão o pastor Mateus realizou visita ao quartel no dia 21/10/2020, na ocasião a guarnição que atendeu o Pastor estava de plantão, após uma oração e palavras de agradecimento o pastor e sua esposa presentearam cada pessoa envolvida na ocorrência com uma bíblia e em nome da igreja fizeram a doação de duas roupas de apicultor à OBM, dois dias após a visita.

    O comandante do 2º SGBM/ 4º GBM agradeceu pela visita: “ficamos felizes pelos presentes, mas nossa maior alegria é saber que o trabalho foi bem realizado pela guarnição de serviço e demais envolvidos na ocorrência, de modo que o Sr. pode estar aqui hoje celebrando a vida” afirmou o 1º TEN BM Marcio.

Fonte: Cbm.ro.gov.br