Pimenta Virtual – Da Redação
O segundo julgamento do caso Vinicius Zoff da Cunha Santos terá início no dia 8 de abril de 2025, às 8h da manhã, sem data prevista para conclusão. O julgamento será realizado pelo Tribunal do Júri e terá como rés duas mulheres acusadas de participação no crime que resultou na morte de Vinicius.
Primeiro julgamento e condenações
No primeiro julgamento, ocorrido em agosto de 2024, quatro pessoas foram condenadas pelo assassinato de Vinicius Zoff da Cunha Santos. As sentenças foram as seguintes:
- Elielton Pereira Oliveira: condenado a 18 anos de prisão, acusado de ser o executor do crime.
- João Marcos dos Santos Júnior: condenado a 11 anos e 8 meses de prisão, acusado de auxiliar Elielton na execução do homicídio.
- Edson Rodrigues Primo e Lucimarco da Silva: ambos condenados a 14 anos de prisão, sob acusação de serem os mandantes do crime.
Os quatro réus cumprem pena em regime fechado e não tiveram direito de recorrer em liberdade, sendo condenados por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil e por meio de emboscada.
Novo julgamento: acusações contra Ranieli Santos Cunha e Ana Paula Vieira da Rocha
As mulheres envolvidas no caso, Ranieli Santos Cunha e Ana Paula Vieira da Rocha, atualmente em prisão domiciliar, serão levadas a júri popular a partir de 8 de abril de 2025.
De acordo com o processo, Ranieli Santos Cunha era responsável por monitorar os passos de Vinicius Zoff e também por conduzir os assassinos até o local do crime. Já Ana Paula Vieira da Rocha era responsável pelo recebimento do pagamento pela execução do homicídio, que, conforme consta no inquérito, teria sido de R$ 40 mil.
Relembre o crime
Vinicius Zoff da Cunha Santos foi encontrado morto na manhã do dia 18 de agosto de 2022, em sua propriedade rural localizada no município de Pimenta Bueno, Rondônia. O corpo apresentava uma perfuração de tiro na região da nuca e estava com as mãos amarradas para trás, caracterizando um crime de execução.
O caso teve grande repercussão na região e o segundo julgamento promete trazer novos desdobramentos sobre a participação das rés no crime.
O site Pimenta Virtual continua acompanhando os desdobramentos do caso e trará novas atualizações em breve.