São Paulo fora da zona de classificação: a situação no Paulista

São Paulo fora da zona de classificação: a situação no Paulista

Foto: Reprodução São Paulo fora da zona de classificação: a situação no Paulista

O Paulistão de 2024 chegou ao seu momento decisivo da fase de grupos. Após a realização da 9ª rodada no último fim de semana, os grandes ainda vivem momentos diferentes entre si. O Santos se recuperou rápido do rebaixamento no Brasileirão e está garantido nas quartas de final antecipadamente. Por outro lado, o Palmeiras ainda tem adversários no retrovisor e correm riscos e o São Paulo está fora da zona de classificação. Mesmo que em momento de melhora, o Corinthians segue na lanterna, com chances remotas de ir ao mata-mata.

Ainda que tenha perdido para o Novorizontino, o Peixe segue líder do grupo A, com 19 pontos. Classificado, o Santos tem seis vitórias, um empate e duas derrotas. O bom início e a fase ruim dos outros integrantes do grupo (Portuguesa, Ituano e Santo André) também já garantiram o alvinegro praiano na liderança.

Próximos jogos do Santos: São Bernardo (casa), RB Bragantino (fora) e Inter de Limeira (casa).

Após empate dramático no Dérbi, o Palmeiras se manteve na ponta. Líder com 18 pontos, o Verdão ainda não pode se dar ao luxo de não reagir, ainda que tenha uma partida atrasada a fazer. Na cola estão Água Santa, com 14 pontos, e Ponte Preta, com 13. O Guarani, mais atrás, tem cinco.

Próximos jogos do Palmeiras: Mirassol (casa), Portuguesa (fora), São Paulo (fora), Botafogo-SP (casa)

Veja a tabela e classificação do Campeonato Paulista de 2024

A mais equilibrada e aberta chave é o grupo C, que tem o Red Bull Bragantino em primeiro, com 15 pontos. Logo atrás, o Mirassol tem 14 pontos e a Inter de Limeira chega com 13. Mais vivo do que antes após duas vitórias e um empate, o Corinthians tem 10 pontos e ainda sonha em avançar.

Próximos jogos do Corinthians: Ponte Preta (casa), Santo André (casa) e Água Santa (fora)

O grupo D fecha o panorama com o São Paulo sob instabilidade, somando duas derrotas e um empate em sequência. Assim, o Novorizontino lidera a chave com 15 pontos. Na segunda posição está o São Bernardo, com os mesmos 15. O Tricolor, que ainda tem jogo atrasado, tem 14. Mais atrás, o Botafogo tem oito.

Próximos jogos do São Paulo: Guarani (fora), Inter de Limeira (fora), Palmeiras (casa) e Ituano (fora)

Apenas os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final ao término das 12 rodadas da primeira fase. Os dois clubes com pior campanha dentre todos os grupos são rebaixados à Série A2 (Santo André e Guarani, com quatro e cinco pontos, respectivamente, ocupam estas vagas).

A próxima rodada começa a ser disputada neste sábado, 24. Uma combinação de resultados pode eliminar o Corinthians precocemente. Para isso, basta o Timão ser derrotado pela Ponte Preta e RB Bragantino e Mirassol vencerem seus compromissos.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR