Receitas de bolos doces para comemorar o Dia Nacional do Bolo

undefined Flávia Gonçalves Receitas de bolos doces para comemorar o Dia Nacional do Bolo

Celebre esta data com as deliciosas receitas de bolos doces que o Guia da Cozinha separou para você!

Nada melhor do que saborosas receitas de bolos doces para comemorar o Dia Nacional do Bolo , não é mesmo? Não há como negar a importância deste alimento em diferentes momentos, como festas de aniversário, reuniões em família ou simples café da tarde na casa dos avós.

Tanto doce quanto salgado, o bolo pode conquistar o paladar de todos. Basta seguir o passo a passo e arrasar nas refeições! Caso ainda não saiba como deixá-lo perfeito, confira esses truques para umedecer a massa e aproveite para testá-los com essas deliciosas receitas de bolos doces, dignas de comemoração!

11 receitas de bolos doces para se deliciar

Bolo gelado de coco e chocolate

imagem27-11-2020-08-11-10

Tempo: 2h30 (+5h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Cobertura

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, os ovos, a margarina, o açúcar, o chocolate e a farinha até homogeneizar. Misture o fermento com uma colher e despeje em uma fôrma de 25cm x 35cm untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar.

Deixe amornar, desenforme e corte ao meio. Leve uma panela ao fogo baixo com os ingredientes do recheio, mexendo até engrossar.

Deixe esfriar e recheie o bolo. Cubra com os ingredientes da cobertura misturadas, corte em pedaços, decore com raspas de chocolate, coco ralado e embrulhe, um a um, em papel-alumínio.

Leve à geladeira por 5 horas antes de servir.

Bolo-torta de limão

imagem27-11-2020-08-11-16

Tempo:  1h10 (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Mousse

Modo de preparo

Bata no liquidificador o iogurte, o ovo, o suco, o óleo e o açúcar por 1 minuto. Despeje em uma tigela e misture a farinha, as raspas e o fermento com uma colher. Despeje em uma fôrma de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e, com uma faca, retire parte do miolo do bolo, deixando uma borda de 2cm dos lados. Reserve. Bata os ingredientes da mousse no liquidificador e despeje sobre a cavidade do bolo. Leve à geladeira por 2 horas ou até firmar. Desenforme, decore com rodelas e raspas de limão e sirva.

Bolo de cenoura trufado

imagem27-11-2020-08-11-20

Tempo : 1h
Rendimento : 8 porções
Dificuldade : fácil

Ingredientes

Cobertura

Modo de preparo

No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma vasilha, adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher.

Despeje a massa em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe esfriar e desenforme.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria e misture com o creme de leite e o rum. Despeje sobre o bolo e sirva.

Bolo de chocolate com cerveja preta

imagem27-11-2020-08-11-29

Tempo: 1h30
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Ganache

Calda de mirtilo

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Depois, unte a fôrma com manteiga e cacau em pó.

Bata a manteiga por aproximadamente 5 minutos, até que fique macia.4. Adicione lentamente os açúcares. Bata tudo até o açúcar se dissolver e a mistura ficar leve.

Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente a  baunilha e chocolate morno. Bata até misturar uniformemente.

Em uma tigela grande, misture farinha, cacau, bicarbonato de sódio e sal.
Em outra tigela grande, bata o iogurte e a cerveja até ficar homogêneo.
Adicione a mistura de farinha em três lotes, alternando com a mistura do iogurte.

Despeje a mistura no fôrma e leve ao forno. Asse por 60 a 70 minutos ou até que um palito saia limpo.

Deixe esfriar completamente, afrouxe com a faca e retire da panela com cuidado. Aqueça o creme até formar bolhas nas bordas e comece a ferver. Retire do fogo e misture o chocolate até ficar homogêneo.

Aqueça a cerveja até que esteja quente. Despeje na ganache. Misture até ficar homogêneo e depois coloque sobre o bolo.

Fazer uma calda com a água e o açúcar até engrossar. Adicionar o mirtilo e deixar ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois, adicione o suco de limão.

Reserve e deixe esfriar. Despeje sobre o bolo e sirva!

Bolo úmido com glacê de laranja

imagem27-11-2020-08-11-39

Tempo: 1h
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, 1 xícara (chá) do suco, a farinha e a margarina. Misture o fermento com uma colher e despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire, fure com um garfo e, ainda quente, regue com 1 xícara (chá) do suco misturado com o leite condensado. Deixe esfriar e desenforme.

Misture o açúcar de confeiteiro com o suco restante até obter textura de mingau grosso. Se necessário, adicione mais suco. Regue o bolo, polvilhe com as raspas e sirva.

Bolo de banana com chocolate

imagem27-11-2020-08-11-45

Tempo: 1h10
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio e cobertura

Modo de preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa, menos as claras e o fermento.

Transfira para uma tigela, bata as claras em neve e misture, juntamente com o fermento.

Despeje em uma fôrma redonda untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos.

Desenforme ainda morno. Em uma penela, coloque o leite condensado, a gema, a margarina, o chocolate e leve ao fogo baixo até desgrudar do fundo da panela.

Tire do fogo, misture o creme de leite e deixe esfriar.

Corte o bolo ao meio, regue com metade do suco de laranja, coloque 1/3 do creme, a outra metade do bolo, regue novamente, cubra o bolo com o creme restante, decore com bananas e sirva.

Bolo delícia de morango

receitas de bolos doces

Tempo: 1h (+1h de geladeira)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Bata as claras em neve. Acrescente aos poucos as gemas e 2 xícaras (chá) de açúcar. Junte a água, a farinha, o fermento e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno alto, preaquecido, por 30 minutos. Retire e reserve. Misture os morangos amassados com o açúcar restante e deixe descansar por 10 minutos. Passe por uma peneira, acrescente o leite e o creme de leite. Despeje sobre o bolo e leve à geladeira por 1 hora. Se desejar, decore com morangos fatiados.

Bolo gelado dois recheios

receitas de bolos doces

Tempo: 2h (+4h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: elaborado

Ingredientes

Recheio de leite condensado

Recheio de doce de leite

Calda

Modo de preparo

Bata os ovos com o açúcar na batedeira por 5 minutos ou até formar um creme esbranquiçado e dobrar de volume. Em seguida, acrescente a farinha, intercalando com o leite, sem parar de bater, e acrescente por último o fermento e misture com uma colher. Então, coloque em uma fôrma de 35cm x 25cm untada, forrada com papel manteiga untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar.

Para o recheio de leite condensado, em uma panela misture o leite condensado e a manteiga, leve ao fogo médio mexendo até que desgrude do fundo da panela. Logo após, misture o creme de leite e deixe esfriar. Depois, para o recheio de doce de leite misture o leite condensado cozido e o creme de leite com um batedor de arame até ficar liso e brilhante. Misture os ingredientes da calda e reserve. Desenforme o bolo frio, retire o papel manteiga e corte no sentido do comprimento por 2 vezes. Sobre uma tábua coloque uma massa, umedeça com a calda e espalhe o recheio de doce de leite. Cubra com outra massa, umedeça e espalhe o recheio de leite condensado.

Por fim, finalize com a última massa e regue com a calda. Então, corte em quadrados e embrulhe-os em papel-aluminio. Embrulhe-os em papel crepom e amarre com uma fita. Logo após, leve à geladeira por 4 horas antes de servir.

Bolo simples com cobertura de doce de leite

receitas de bolos doces

Tempo:  45min
Rendimento:  12 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Cobertura

Modo de preparo

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por 5 minutos. Diminua a velocidade e coloque a farinha, alternando com o leite. Por último, coloque a essência e o fermento e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma de 30cm x 22cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Retire, deixe esfriar e cubra com o doce de leite. Corte em quadrados e sirva. Se desejar, decore com gomas coloridas.

Bolo de brigadeiro e morango

receitas de bolos doces

Tempo:  1h30 (+4h de geladeira)
Rendimento:  10 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Brigadeiro

Calda

Modo de preparo

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione a margarina derretida e fria e o chocolate em pó e bata mais um pouco para misturar. Desligue e acrescente, aos poucos, a farinha, o leite e o fermento. Bata somente para misturar. Despeje a massa em uma fôrma de fundo removível de 22cm diâmetro untada, forrada com papel-manteiga também untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Para o brigadeiro, coloque em uma panela o leite condensado com a margarina e o chocolate em pó e leve ao fogo médio, mexendo até desprender da panela. Espere esfriar, enrole 15 brigadeiros pequenos e passe no granulado. Reserve. Misture o creme de leite no brigadeiro restante e reserve. Desenforme o bolo frio, retire o papel-manteiga e corte o bolo ao meio no sentido do comprimento. Umedeça a massa com metade dos ingredientes da calda misturados e recheie o bolo com metade do brigadeiro com creme de leite. Coloque a outra metade da massa de bolo e umedeça novamente com a calda restante. Cubra com o brigadeiro restante, polvilhe com o granulado restante e decore com os brigadeiros enrolados e com os morangos. Leve à geladeira por 4 horas e sirva.

Bolo de abacaxi com hortelã

receitas de bolos doces

Tempo: 40min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a farinha, o fermento e a hortelã. Bata os demais ingredientes no liquidificador e misture com os da tigela. Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere esfriar e desenforme.

The post Receitas de bolos doces para comemorar o Dia Nacional do Bolo appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: receitas.ig.com.br/guiadacozinha/2020-11-26/receitas-de-bolos-doces-para-comemorar-o-dia-nacional-do-bolo.html