Festa junina em casa! Aprenda as melhores receitas da festa

Faça as receitas clássicas em casa shutterstock Faça as receitas clássicas em casa

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de festa junina. Tem música, tem dança, tem fogueira e, claro, tem comidinhas e bebidas que são uma delícia Com a situação da pandemia ainda grave, o melhor é matar a saudade das  comidas clássicas dessa comemoração  em casa. Então tire a camisa xadrez do armário, decore a casa com bandeirinhas coloridas e confira como fazer algumas delícias da época. 

Em cada parte do país, as festas e celebrações ocorrem de maneira diferente, mas algo que todas compartilham em comum é a quadrilha! O vinho quente e quentão também não podem ficar de fora do arraial. Confira 5 receitas. 

Quentão

Quentão com canela shutterstock Quentão com canela

A receita do Marola com Carambola vai deixar a casa com aquele cheirinho delicioso que só o quentão tem! O tempo de preparo é de 40 minutos e serve duas pessoas.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até virar um caramelo. Mexa às vezes e cuidado para não queimar. Quando estiver dourado, junte o gengibre, o cravo, a canela, o cardamomo e a água. Com cuidado, misture bem e deixe ferver por cerca de 5 minutos, até que o açúcar derreta. Junte a cachaça, tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo de 15 a 20 minutos. Coe e sirva.

Chá de amendoim

O chá de amendoim é saboroso e fácil de fazer Reprodução/Yoki O chá de amendoim é saboroso e fácil de fazer

O chá de amendoim do Cook’n Enjoy  é uma bebida quentinha, saborosa e que leva apenas 10 minutos pra ficar pronta! 

Ingredientes

Modo de preparo

Bata o amendoim no liquidificador ou processador de alimentos até que fique triturado, sempre pulsando para que ele não solte a gordura. Coloque em uma panela o amendoim triturado, o leite, o leite condensado, o cravo e a canela. Ligue em fogo médio sempre mexendo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha por mais 1-2 minutos e desligue o fogo. Sirva quente. 

Pamonha

A pamonha é uma delícia! Reprodução A pamonha é uma delícia!

A receita da Panelinha leva 2 horas de preparo e serve até quatro porções!

Ingredientes

Você viu?

Modo de preparo

Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.

Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. Peneire o milho ralado sobre uma tigela, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. 

Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar.

Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira. Espere esfriar para de abrir.

Pipoca doce

Uma boa pipoca caramelizada faz a sessão de filmes ficar ainda mais gostosa! Reprodução/Divino Fogão Uma boa pipoca caramelizada faz a sessão de filmes ficar ainda mais gostosa!

A receita do Cozinha Vibrante leva 15 minutos de preparo e fica muito saborosa.

Ingredientes

Modo de preparo

Esquente uma panela grande e adicione óleo até cobrir todo o fundo. Quando estiver quente, jogue o milho, tampe e mexa a panela. Quando começar a estourar, reduza para fogo médio. Assim que terminar de estourar, reduza para fogo mínimo, faça um “buraco” com uma colher de pau e tente jogar o açúcar no fundo da panela. Quando ele derreter, mexa bem para caramelizar a pipoca. Adicione a pasta de amendoim e misture. Por fim, jogue o leite condensado e mexa novamente. Delicioso! 

Milho cozido com manteiga temperada

O milho com manteiga é um clássico da festa junina shutterstock O milho com manteiga é um clássico da festa junina

A receitinha da Nestlé não tem erro, leva 25 minutos e é muito fácil. Um clássico junino!

Ingredientes

Modo de preparo

Limpe e lave bem as espigas. Em uma panela, cozinhe as espigas em água fervente por cerca de 15 minutos. Retire os grãos de milho da espiga, fazendo cortes rente ao sabugo. Em uma tigela, misture o milho com o queijo. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga com o MAGGI Meu Segredo e a salsa, até derreter. Sirva o milho com o queijo em cumbucas refratárias individuais com a manteiga temperada derretida.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR