10 receitas para reaproveitar as sobras de peixe da Páscoa

10 receitas para reaproveitar as sobras de peixe da Páscoa

Guia da Cozinha 10 receitas para reaproveitar as sobras de peixe da Páscoa

Pensando na janta ou no almoço de amanhã? Pois é, a segunda-feira pós-Páscoa é sempre uma momento de requentar o que sobrou do domingo. Mas, saiba que é possível dar uma cara nova para sua janta ou almoço a partir de receitas que possar reaproveitar as sobras de peixe da Páscoa.

Para dar um novo sabor, basta usar a imaginação e misturar com alguns ingredientes que tem na sua despensa ou geladeira. Assim, você evita o desperdício e cria pratos deliciosos e diferentes.

Ah, fique tranquilo: para te ajudar nessa missão, o Guia da Cozinha separou 10 receitas muito criativas para reaproveitar as sobras de peixe, bacalhau e camarão da Páscoa. Confira!

Arroz cremoso de peixe

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Arroz cremoso de peixe:

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira com a manteiga e o azeite, em fogo médio, e refogue a cebola por 2 minutos. Adicione o peixe e refogue por 3 minutos. Despeje o tomate, a azeitona, sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos e despeje o creme de leite. Deixe levantar fervura e retire. Misture o arroz e despeje em um refratário médio. Cubra com a mussarela e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos. Sirva.

Empadão de peixe

Tempo: 1h10 (+30min de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do empadão de peixe:

Recheio:

Modo de preparo:

Misture a farinha com o sal e a manteiga até formar uma farofa. Adicione o ovo e a água, misturando até formar uma massa leve. Se necessário, adicione mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola e o peixe até dourar levemente. Adicione o tomate, o milho, a azeitona, sal, salsa e refogue por 3 minutos. Misture o requeijão e desligue. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e a lateral de um refratário redondo médio untado e enfarinhado com 2/3 da massa. Distribua o recheio e cubra com a massa restante, usando as sobras para decorar. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Bolinho de peixe com batata

Tempo: 1h
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do bolinho de peixe com batata:

Molho:

Modo de preparo:

Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola, o alho e o pimentão por 3 minutos. Adicione o peixe, sal, páprica, salsa e refogue até amaciar e o peixe desmanchar levemente. Deixe amornar e transfira para uma tigela. Junte a batata, as gemas, a maisena e misture até formar uma massa firme. Modele bolinhos com ajuda de 2 colheres (sopa) e passe pela farinha de trigo, pelos ovos e pela Panko. Frite, aos poucos, em óleo quente, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva com os ingredientes do molho misturados.

Massa com camarão

Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da Massa com camarão:

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e reserve. Aqueça uma frigideira grande com o azeite, em fogo médio, e refogue a cebola, o alho e o camarão por 3 minutos. Junte o espinafre, o tomate, sal, cheiro-verde e refogue por 5 minutos. Misture com o macarrão cozido, transfira para uma travessa e sirva polvilhado com parmesão.

Gratinado de peixe com brócolis

Tempo: 1h10
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do gratinado de peixe com brócolis:

Molho branco:

Purê:

Modo de preparo:

Para o molho branco, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione a farinha e frite até dourar. Acrescente o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada, despeje o creme de leite e misture até ficar uniforme. Desligue o fogo e reserve. Para o purê, junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até ficar homogêneo. Desligue e reserve.

Em uma tigela, tempere o peixe com o alho, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira, em fogo médio, com o azeite e frite as postas até dourarem. Retire e reserve. Em um refratário grande, faça uma camada com o purê de batata, uma camada com o peixe e uma camada com o brócolis picado. Cubra com o molho branco, polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire e sirva em seguida.

Leia Também

Bolinho de bacalhau crocante com alho e brócolis

Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 35 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do bolinho de bacalhau crocante com alho e brócolis:

Modo de preparo:

Para fazer o seu bolinho de bacalhau crocante, deixe o bacalhau de molho em água na geladeira por 12 horas, trocando a água 3 vezes. Escorra, coloque em uma panela e despeje água até cobrir. Cozinhe por 15 minutos, retire o bacalhau com uma escumadeira e reserve. Cozinhe a batata na água do bacalhau por 15 minutos ou até amaciar. Passe a batata ainda quente no espremedor e reserve. Frite o alho no óleo quente até dourar e escorra sobre papel absorvente. Desfie o bacalhau grosseiramente em uma vasilha, adicione a batata, o alho frito, o brócolis, sal, pimenta e misture com uma colher. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Modele os bolinhos com a ajuda de 2 colheres e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva acompanhado de molho de pimenta.

Bacalhau na moranga

Tempo: 2h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Bacalhau na moranga:

Modo de preparo:

Corte uma tampa da moranga, retire toda a semente do miolo e unte com óleo por dentro e por fora. Embrulhe em papel-alumínio, coloque em uma fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Deixe esfriar. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o tomate, o caldo de camarão e refogue por 5 minutos. Junte o bacalhau, o camarão e refogue por 3 minutos. Adicione a farinha dissolvida no creme de leite e misture até levantar fervura. Tempere com sal, pimenta e salsa. Misture 1 xícara (chá) do catupiry e reserve. Passe o catupiry restante por dentro de toda a moranga até a borda. Coloque o creme quente, polvilhe com salsa e sirva.

Croquete de bacalhau com molho

Tempo: 1h (+8h de molho)
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Croquete de bacalhau:

Molho:

Modo de preparo:

Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque o bacalhau em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 8 horas, trocando a água por 3 vezes nesse tempo. Escorra. Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macias. Escorra e passe ainda quente por um espremedor, descartando as cascas. Coloque em uma vasilha, adicione o bacalhau dessalgado, o ovo, a farinha de trigo, o cheiro-verde, a cebola, tempere com sal e misture bem. Pegue porções da massa com duas colheres e modele os bolinhos. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva com o molho.

Risoto de bacalhau

Tempo: 45min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do risoto de bacalhau:

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o arroz e frite por 2 minutos. Junte o caldo de legumes dissolvido na água, concha por concha, mexendo sempre, e esperando o líquido ser absorvido pelo arroz antes de adicionar outra concha. Acrescente o bacalhau quando já tiver adicionado metade do caldo. Continue mexendo até ficar cremoso e os grãos de arroz ficarem al dente. Desligue, tempere com sal e misture o creme de leite e o parmesão. Transfira para uma travessa, decore com salsa e sirva em seguida.

Salada de grão-de-bico com bacalhau

Tempo: 30min (+12h de descanso) (+1h de geladeira)
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma tigela, deixe o grão-de-bico de molho em bastante água por 12 horas. Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão em fogo médio com o louro e água o suficiente para cobrir por 15 minutos após começar a chiar ou até que esteja macio. Escorra, espere esfriar e misture com a cebola, a salsa, o suco de limão, o azeite, o bacalhau e tempere com sal e pimenta. Leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

The post 10 receitas para reaproveitar as sobras de peixe da Páscoa appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR