Receitas de zeppole para um doce digno de padaria

Receitas de zeppole para um doce digno de padaria

Leticia Rodrigues Receitas de zeppole para um doce digno de padaria

A zeppole, também conhecida como bolinho de São José, é um doce italiano típico de Roma e Nápoles. Essa sobremesa é uma espécie de rosquinha doce ou pastel de massa folhadanormalmente feita com um recheio de creme divino. Que tal aprender a preparar algumas receitas de zeppole e impressionar a sua família na próxima sobremesa?

Elas são fáceis de fazer e uma delícia de provar, ninguém será capaz de resistir a um único pedaço. Também existem diferentes modos de preparar esta rosquinha saborosa, algumas receitas de zeppole até incluem vinho ! Você pode servir os docinhos no café da tarde, brunch ou, até mesmo, em um café da manhã muito especial. Prepare uma zeppole e encante a todos com uma sobremesa italiana e diferente!

5 receitas de zeppole para inovar na cozinha

Zeppole di San Giuseppe

Tempo: 50min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Dissolva o leite, o amido de milho e a farinha de trigo. Acrescente o ovo e as gemas. Reserve. Misture os 300 ml de leite com o açúcar e a fava de baunilha. Leve para ferver. Adicione a mistura do primeiro leite ao segundo. Mexa sem parar até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga.

Leve a batedeira em velocidade baixa somente para esfriar. Passe o creme por uma peneira fina e coloque numa tigela. Coloque a água com uma pitada de sal em uma panela e leve ao fogo, quando começar ferver coloque toda a farinha e mexa tudo com uma colher de madeira, até a massa desgrudar do fundo da panela.

Tire do fogo, deixe repousar e quando esfriar coloque os ovos e a manteiga e misture tudo energicamente, criando uma massa bem amalgamada.

Zeppole rápido

Tempo: 40min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma fritadeira a 190 graus C. Em uma panela média, misture a farinha, o fermento, o sal e açúcar. Misture os ovos, a ricota e a baunilha. Cozinhe delicadamente em fogo brando até a massa dar liga. Massa vai deve ser pegajosa.

Coloque colheradas de massa no óleo quente um pouco de cada vez. Frite até dourar, cerca de 3 ou 4 minutos. Escorra em um saco de papel e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva quente.

Fonte: Receitas de Vovó

Zeppole – rosquinhas de São José

Foto: Shutterstock

Tempo: 1h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Creme

Modo de preparo

Para o creme, primeiro misture as gemas com o açúcar e o amido até ficar homogêneo e reserve. Em fogo médio, aqueça o leite com o creme de leite e as sementes de baunilha. Lentamente e misturando com um batedor de arame ( fouet ), despeje sobre a mistura de gema e incorpore bem.

Leve novamente ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar (uns 5 minutos). Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico rente ao creme para não formar película e leve à geladeira até esfriar.

Para a massa, primeiro leve a água com a manteiga e o sal ao fogo até levantar fervura. Despeje a farinha de uma só vez e misture vigorosamente até desgrudar do fundo da panela (uns 3 minutos). Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade média até amornar. Adicione os ovos um a um e a gema e continue batendo até obter uma massa lisa (uns 4 minutos). Disponha a massa em saco de confeitar com bico pitanga e reserve.

Leia Também

Desenhe 10 círculos de 7 cm de diâmetro sobre um retângulo de papel-manteiga (40 x 30 cm). Preencha os círculos com a massa em 2 camadas e recorte o papel ao redor dos círculos. Em óleo quente abundante (165 °C), frite as massas com o papel virado para cima por 3 minutos. Retire o papel e vire para dourar do outro lado (uns 3 minutos).

Deixe escorrer sobre papel absorvente, cubra com o creme (use saco de confeitar com bico pitanga) e decore com morangos ou cerejas. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

Fonte: Receitas Comida

Receita de Zeppole com vinho

Tempo: 45min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Ferva a água com o vinho e o sal. Tire do fogo, junte a farinha e volte ao fogo, agora baixo, mexendo até a massa desgrudar da panela. Esfrie e então misture o ovo e faça pequenas rosquinhas.

Frite em óleo bem quente. Passe na mistura de canela e açúcar. Para completar a doçura, faça uma calda de mel com flor de laranjeira e polvilhe com castanha-de- caju. Se não achar suficiente, cubra com creme patissier.

Fonte: Comida e Receitas, Lívia Amaral

Zeppole

Foto: Shutterstock

Tempo: 50min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e trabalhar bem a massa. Abrir com um rolo ou na máquina até a tira ficar fina, mas não muito, pois terão que ser feitas rosetas ou lacinhos. Fritar em óleo quente e por último colocar o mel aquecido em banho-maria. A massa se aproxima mais de carolinas ou choux, só que são fritas ao invés de se levar ao forno, recheadas com creme de confeiteiro e passadas no açúcar.

Fonte: Cybercook

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR