6 receitas práticas e saborosas para o Natal

6 receitas práticas e saborosas para o Natal

Peru assado ao molho de laranja (Imagem: Elena Vaselova | Shutterstock) 6 receitas práticas e saborosas para o Natal

Além de ser uma data que remete à confraternização familiar, o Natal também é lembrado por conta das receitas saborosas que fazem parte da ceia. Ademais, é neste dia especial que as pessoas se reúnem para passar um momento juntos e criar memórias afetivas, já que não existe nada melhor do que um prato saboroso para marcar uma boa lembrança. Pensando nisso, separamos 6 receitas gostosas que deixarão o Natal ainda mais inesquecível. Confira!

Peru assado ao molho de laranja

Ingredientes

Molho

Peru

Modo de preparo

Molho

Em uma panela, coloque o suco de laranja, o vinho branco, a água, o mel e o amido de milho e misture bem. Leve ao fogo médio para cozinhar até o molho engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve. 

Peru

No liquidificador, coloque as cebolas, os dentes de alho, o caldo de galinha, o sal e a pimenta-do-reino e bata até ficar homogêneo. Reserve. Em uma assadeira, disponha o peru e regue-o com o tempero batido. Segure a pele do peito do peru com uma mão e, com a outra, empurre-a para soltar da carne. Em seguida, fure o peru com um garfo e, com o auxílio de um injetor de tempero, injete a margarina derretida nos pontos furados. Puxe a pele de volta, cobrindo o peru, e a costure com uma linha grossa.

Cubra a receita com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 3 horas. Após, abra o forno, retire o papel-alumínio e deixe o peru assar por mais 30 minutos. Enquanto isso, em um refratário, coloque as fatias de laranja, os cachos de uva e as folhas de hortelã. Desligue o forno, transfira o peru para o refratário e regue com o molho de laranja. Sirva em seguida.

Dica:  você também pode servir a receita com o molho de laranja à parte. 

Arroz com frutas frescas

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e a cebola e doure. Acrescente o arroz e o refogue por 2 minutos. Em seguida, junte a água, a maçã, a salsinha e o sal e mexa levemente. Cozinhe por mais 15 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e reserve por 10 minutos. Após, transfira o arroz para um recipiente de vidro e disponha a manga e as nozes sobre ele. Para finalizar, despeje o molho de tomate sobre a receita e sirva em seguida.

Farofa especial de Natal

Ingredientes

Modo preparo

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a linguiça e o bacon e doure. Acrescente as fatias de banana-da-terra e as tiras de couve-manteiga e refogue por 3 minutos. Em seguida, junte as azeitonas, a farinha de mandioca, a farinha de milho e os ovos cozidos, misture bem e cozinhe por mais 2 minutos. Desligue o fogo, transfira a farofa para um recipiente e sirva em seguida.

Lombo com molho de frutas e pimenta

Ingredientes

Lombo

Molho

Modo de preparo

Lombo

Em um recipiente, coloque o lombo e tempere com sal e suco de limão. Deixe descansar por 30 minutos. Após, espalhe a maionese sobre a carne. Unte uma assadeira com óleo de soja e disponha o lombo sobre ela. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 50 minutos. Depois, abra o forno, retire o papel-alumínio e deixe o lombo assar por mais 10 minutos. Retire a carne do forno e reserve. 

Molho

Em uma panela, coloque os morangos, o abacaxi, a pimenta e a água e misture bem. Leve ao fogo médio e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e espere amornar. Em seguida, transfira o molho para um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Depois, transfira para um recipiente, acrescente a maionese e mexa para incorporar. Com a ajuda de uma faca, fatie o lombo e regue com o molho. Sirva em seguida.

Salada guirlanda

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma travessa redonda, coloque as folhas de rúcula ao redor da borda, formando um círculo. Depois, disponhas os tomates, as azeitonas e as nozes sobre ela. Ajuste o salame no topo da salada, formando uma flor, e coloque as tâmaras ao redor. Tempere com sal e sirva em seguida.

Pernil com frutas

Ingredientes

Molho

Pernil

Modo de preparo

Molho

Em uma panela, coloque o suco de maracujá, a mostarda e o ketchup e misture bem. Leve ao fogo baixo para ferver, mexendo sempre. Em seguida, acrescente o mel e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Pernil

Em um liquidificador, coloque o vinho, o alho, a folha de louro, o alecrim, o sal e a pimenta-do-reino e bata até ficar homogêneo. Em um refratário, coloque o pernil e, com a ajuda de um garfo, faça furos sobre ele. Regue com o tempero batido e deixe descansar por 2 horas. Após, forre uma forma com papel-alumínio, disponha o pernil e regue com metade do molho reservado.

Em seguida, pincele o pernil com margarina, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 2 horas. Com cuidado, abra o forno, retire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos. Desligue o forno, retire o pernil, regue com o restante do molho e, por cima, polvilhe com a castanha-do-pará triturada. Para finalizar, enfeite a receita com as frutas em calda. Sirva em seguida.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR