Bicho-preguiça tem 30% do corpo queimado por incêndio em Rondônia

Um bicho-preguiça foi resgatado por populares e encaminhado ao Batalhão de Polícia Ambiental, em uma região de mata atingida pelas queimadas em Alto Paraíso (RO), essa semana.

O animal teve 30% do corpo queimado incluindo patas, virilha e focinho, e corre risco de não conseguir voltar à natureza.

Segundo os veterinários voluntários que dão apoio à Polícia Ambiental, o bicho-preguiça é da espécie preguiça-real e precisou passar por cirurgia para reavivar os tecidos para a cicatrização, já que a pele queimada foi comprometida e não pode ser suturada.

Outros procedimentos são necessários para o tratamento do bichinho, porém como o estado de saúde é considerado gravíssimo, as cirurgias foram adiadas para não prolongar o efeito da anestesia.

O sexo da preguiça não pôde ser identificado, pois o órgão genital do animal também foi ferido pelas chamas.

Conforme os veterinários, o tratamento vai ser longo e provavelmente a preguiça não poderá retornar à natureza, já que a gravidade dos ferimentos nas patas prejudicará sua locomoção e sobrevivência.

“É um animal que provavelmente não vai conseguir voltar pra natureza porque uma patinha traseira dela foi tostada, então provavelmente essa pata vai ser disfuncional pra ela”, explicou a veterinária Taís Paiva Oliveira.

Queimadas em Rondônia

O estado acumulou 1.021 focos de queimadas entre os dias 1º e 7 de setembro de 2020. O valor é 70,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o estado somava 598 pontos de fogo.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio do satélite de referência Aqua do Programa Queimadas.

Fonte: G1/RO