POLÍCIA MILITAR FAZ ALERTA SOBRE QUEIMADAS

Na última semana, vários episódios de queimadas vêm sendo registrados em Cacoal, principalmente na área urbana da cidade. A prática, que é ilegal e perigosa, é muito usada em pastos, lotes e até quintais, para consumir detritos e restos de mato.

Além do risco de incêndio, quem coloca fogo em um terreno, por exemplo, afeta diretamente os vizinhos, que, muitas vezes, têm as casas invadidas por grande quantidade de fumaça e fuligem.

Na noite de sexta-feira (11), um episódio como este aconteceu próximo ao Bairro residencial santa clara, vindo a pôr em risco residências que ficaram muito perto do fogo.

Uma queimada de grande proporção, onde as chamas chegaram a cerca de 5 metros de altura, assustando os moradores, alguns, inclusive, tiveram que sair de suas residências devido à fumaça e ao forte calor.

A Polícia Militar de Rondônia ressalta que provocar queimadas, seja na zona rural ou em localidades urbanas, é crime ambiental, previsto por legislação federal e estadual, sujeito a penalidades administrativas, como multas e outras medidas.6 MOTIVOS PARA NÃO REALIZAR QUEIMADAS:1.

Um dos grandes riscos da prática é o perigo de uma queimada sair do controle e se transformar em um incêndio de grandes proporções, causando sérios danos ao meio ambiente e às pessoas;2.

Queimar é crime ambiental (Lei 9605 de 12/02/1998). Está lei prevê detenção e multa;3.

Agrava a saúde de quem já possui doença respiratória.4.

Estamos em meio a uma Pandemia e os sistemas do COVID 19 ataca diretamente o sistema respiratório;5.

Quanto mais pessoas nos hospitais, maior a chance de aumento de propagação do vírus e6.

A multa para queimadas urbanas no município de Cacoal pode chegar à R$10.852,00.Seção de Comunicação Social do 4º BPM da PMRO.

Assessoria