Governador diz que vai usar ‘força necessária’ para prender grupo suspeito de emboscar policiais em fazenda de RO

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha, afirmou em coletiva à imprensa neste domingo (4), que o grupo responsável pela emboscada e mortes de policiais militares em uma fazenda de Mutum-Paraná, distrito de Porto Velho, é formado por pessoas treinadas, que possuem tecnologia e armamento pesado.

Também participaram da entrevista o secretário Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Pachá e Coronel Plinio, subcomandante da PM.

Todos declararam que o grupo armado utiliza técnicas de guerrilha e não confirmaram a ligação dos suspeitos em movimento sociais.

“É importante que a Justiça perceba que essas ações são criminosas. Não são ações de pessoas que estão buscando terra para sobreviver. E nós temos produtores rurais aqui, temos agricultores que estão amedrontados com essas ações criminosas. Eu lamento muito, muito, a morte desses policiais. Temos que tomar uma atitude e essa atitude vai ser tomada utilizando a força necessária”, declarou o governador Marcos Rocha.

Conforme apurado pela inteligência da segurança pública, a área do crime é uma região de conflito agrário e não há, no âmbito legal, decisão que autorize as forças de segurança adentrarem no local.

Durante sobrevoo na região foram avistadas várias mulheres e crianças, portanto, a orientação foi retrair a tropa e garantir que a operação seria de resgate. A equipe encontrou o corpo do Tenente Figueiredo e confirmou uma segunda morte: a do Sargento Rodrigues.

“A tropa foi acionada durante a tarde e saímos de madrugada. Tropa altamente especializada. A polícia não foi naquele local pra se vingar de ninguém, a polícia foi naquele local para cumprir a lei. E nosso trabalho não encerra aqui”, afirmou Plinio.

Fonte: G1/RO