Transportes intermunicipais, interestaduais e urbanos têm prazo e horário fixos para encerramento das atividades

Para conter a propagação acelerada do coronavírus e desafogar leitos de UTI em Rondônia, o Governo do Estado publicou o Decreto 25.728 de 2021, nessa sexta-feira (15) restringindo a circulação de pessoas nas ruas nos horários das 20 horas às 6 horas, assim como o tráfego dos transportes intermunicipais, interestaduais e urbanos.

O transporte intermunicipal é o deslocamento entre cidades, o transporte interestadual é aquele que ultrapassa os limites de um Estado, já o transporte urbano é a circulação de pessoas e mercadorias no interior de uma cidade, podendo ser de uso individual ou coletivo.

Conforme o Ato Normativo em vigor, o trânsito dos transportes mencionados está restrito por prazo e horário fixados que vão do dia 17 a 26 de janeiro. Nos municípios enquadrados nas Fases 1 e 2, o transporte intermunicipal vai ter 48 horas e o interestadual 72 horas para encerrarem as rotas, após esse horário as rodoviárias devem  permanecer fechadas. Já o transporte urbano deve obedecer o horário em suas rotas estabelecidas de 6h01 às 19h59m.

Em consonância com o Decreto, há algumas exceções, fora dos prazos estipulados, para entrada e saída de transporte através das rodovias e hidrovias de:

  • Ambulâncias, viaturas policiais e veículos oficiais;
  • Residentes retornando para casa;
  • Profissionais da saúde, voluntários, técnicos da vigilância sanitária em deslocamento; exclusivamente para desempenho de suas atividades, devidamente comprovadas;
  • Veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam ou irão realizar tratamento de saúde fora de seu domicílio;
  • Caminhões e veículos a serviço das atividades essenciais elencadas no art. 4°;
  • Balsas e barcos com carga.

É importante o cumprimento da legislação, pois a estratégia adotada tem como base estudos técnicos realizados por profissionais altamente capacitados. Além disso, órgãos de trânsito e fiscalização dos municípios das Fases 1 e 2 e do Estado vão atuar de forma conjunta visando coibir ações que vão de encontro aos parâmetros fixados.


Leia Mais
 Restrição provisória de circulação de pessoas durante período de isolamento restritivo entra em vigor neste domingo, 17
 Serviços da administração pública serão executados em home office durante o período de Isolamento Social Restritivo
 Declaração para circulação de pessoas deve ser apresentada às autoridades durante período de Isolamento Social Restritivo
 A higienização das mãos, o uso de máscaras faciais e o isolamento social devem ser mantidos, orienta Agevisa
 “Operação 3ª Onda” cumpre Decreto 25.605 reforçando fiscalização em estabelecimentos comerciais

Todas as Notícias


Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Frank Néry e Assessoria da Agero
Secom – Governo de Rondônia