Por engano, crianças e gestante recebem vacina contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina disse que o erro foi percebido durante o controle do estoque das vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina disse que o erro foi percebido durante o controle do estoque das vacinas.

A campanha de vacinação contra gripe começou em todos os estados brasileiros. Um engano acabou fazendo com que 46 pessoas recebessem a dose da vacina contra a Covid-19, ao invés de tomar a da gripe. O fato ocorreu em um posto de imunização da cidade de Itirapina, interior do estado de São Paulo, nesta última terça-feira 13 de abril. Entre as pessoas vacinadas estão 28 crianças e 18 adultos, sendo uma gestante.

Bernardino Souto, que é infectologista, disse que ainda não foram realizados testes suficientes para poder determinar quais são os efeitos da Coronavac em gestantes e criança. Por esse motivo, as pessoas que foram imunizadas por engano precisam ser acompanhadas clinicamente.

“A luz da experiência com outras vacinas feitas com vírus inativado é possível que as crianças e gestantes acidentalmente vacinadas com a Coronavac não tenham efeitos adversos importantes. É adequado manter essas pessoas sob monitoramento ao longo de algumas semanas ou meses para verificar alguma ocorrência que possa ser relacionada à vacina”, ressaltou o especialista. Ele ainda frisou que no caso da gestante é importante acompanhar também a criança após o nascimento.

A Secretaria de Saúde do município de Itirapina relatou que o erro foi notado durante o controle de estoque dos imunizantes que foi realizado nesta quarta-feira, 14 de abril, quando perceberam que estava faltando 46 doses da Coronavac, que é a vacina contra a Covid-19. A prefeitura informou que as doses teriam sido enviadas erroneamente por uma técnica de enfermagem.

A profissional de saúde acabou mandando os frascos da Coronavac para o local onde está acontecendo a campanha de vacina contra a gripe influenza. A campanha de imunização contra a gripe teve início na última segunda-feira, 12 de abril. Com o intuito de evitar conflito com a imunização contra a Covid, a primeira fase que costuma iniciar entre os idosos foi destinada às gestantes, puérperas, população indígena, profissionais de saúde e crianças acima de seis meses e menor de seis anos.

FONTE: i7news