Coronavírus: retorna a Rondônia a última paciente transferida pelo Governo para fora do Estado; vídeo

A idosa Maria dos Santos Gonçalves, 66 anos, a última paciente que estava em tratamento contra o coronavírus fora de Rondônia, retornou nesta quarta-feira (5) curada da doença. Ela estava internada no Rio de Janeiro desde o dia 14 de fevereiro deste ano.

A paciente foi transferida da UPA Leste, onde estava intubada, de aeronave do Corpo de Bombeiros para a cidade do Rio de Janeiro em estado grave. Ela ficou internada durante 81 dias, sendo 32 dias na UTI no Hospital São Francisco de Assis na Providencia de Deus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), dos 161 pacientes transferidos para fora do estado, 116 retornaram para casa, após receberam alta hospitalar.

Dos 45 que não resistiram e morreram, 41 faziam parte do grupo de pacientes graves acometidos pela doença, segundo a Sesau.

No total, nove cidades receberam os pacientes rondonienses em Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Os pacientes com quadros considerados leves e moderados deslocaram-se por meio das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para leitos clínicos, alguns destes evoluíram para grave durante a internação e precisaram de transferências para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Já os pacientes graves tiveram que ser transferidos em voos aero médicos realizados pelo GOA e foram encaminhados diretamente para leitos de UTI, onde receberam assistência intensiva.

Fonte: rondoniagora