Engenheiro tem alta após 103 dias internado em tratamento contra a Covid-19 em Cuiabá

Foram 90 dias internado em uma UTI e outros 13 na enfermaria. A mulher de Marcelo Brito e os dois filhos do casal também foram diagnosticados com a doença.

Um engenheiro civil de 53 anos ficou 103 dias internado em um hospital particular de Cuiabá em tratamento contra a Covid-19 e recebeu alta nessa sexta-feira (7). Marcelo Brito Malta foi recebido por amigos e familiares na saída do hospital.

A mulher de Marcelo, Elaine Malta, contou ao G1 que o marido ficou 90 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 13 em recuperação no quarto.

“No primeiro dia que procurou o hospital foi encaminhado direto para UTI, onde só saiu depois de 90 dias”, relatou.

Amigos e familiares de Marcelo Brito o esperaram na saída do hospital — Foto: Arquivo pessoal

Amigos e familiares de Marcelo Brito o esperaram na saída do hospital — Foto: Arquivo pessoal

Elaine e os dois filhos do casal, de 18 e 20 anos, também foram diagnosticados com a doença.

“Fui internada no mesmo dia que ele, mas saí depois de cinco dias. No sexto dia ele foi intubado e no 7º nosso filho de 20 anos também foi internado com 75% do pulmão comprometido”, contou.

O filho do casal recebeu alta depois de uma semana internado e terminou o tratamento em casa.

“Ele não conseguia ficar no mesmo lugar onde o pai estava, era muito difícil, então os médicos liberaram ele”, explicou.

Marcelo Brito e os profissionais de saúde que o ajudaram na recuperação — Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Brito e os profissionais de saúde que o ajudaram na recuperação — Foto: Arquivo pessoal

A outra filha, de 18 anos, teve sintomas leves e não precisou de internação, segundo Elaine.

Em fevereiro deste ano, o engenheiro Marcelo passou pelo momento mais crítico da doença e ficou em estado gravíssimo.

“Os médicos diziam que não tinham mais o que fazer, que era só por um milagre mesmo. Durante a internação, ele passou por hemodialise, teve anemia, parada cardíaca de 30 minutos. Teve bactérias, fungos. A recuperação dele foi mesmo um milagre”, ressaltou.

Elaine disse que ela e os filhos ficaram angustiados durante o período de internação de Marcelo, mas que continuaram trabalhando e dando força um para o outro.

“Foi muito difícil. Cada vez que o telefone tocava era uma angústia. Agora está sendo um novo começo. Um renascimento”, disse.

Marcelo Brito já está em casa com a família — Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Brito já está em casa com a família — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Elaine, o marido já está comendo, conversando, mas continuará fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos do corpo e conseguir andar, pois ainda não tem forças para isso.

“Ele está muito emocionado, chorou o dia todo depois da alta. Ele fala que não se lembra de tudo que aconteceu na UTI, mas disse que agora é uma nova chance e que vai repensar na vida”, contou.

Casos de Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (8), 372.861 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.120 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Do total de casos confirmados da Covid-19, 8.422 estão em isolamento domiciliar e 352.726 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 428 internações em UTIs públicas e 361 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,52% para UTIs adulto e em 45% para enfermarias adulto.

Fonte: G1