PM entra em confronto com LCP para evitar furto de gado na fazenda palco do massacre de Corumbiara

Invasores deixaram armadilhas para evitar deslocamento dos policiais

Por volta das 16h da quarta-feira (5), a Polícia Militar realizava patrulhamento na zona rural de Chupinguaia, nas proximidades da fazenda Nossa Senhora Aparecida que faz parte da antiga fazenda Santa Elina, palco do massacre de Corumbiara. O acampamento dos invasores é chamado Manoel Ribeiro.

A fazenda está invadida por um grupo criminoso intitulado Liga dos Camponeses Pobres – LCP fundada em 1999, que é o principal movimento social de Rondônia em defesa da reforma agrária – ou “revolução agrária”, como costuma apregoar. Os trabalhadores rurais que a compõem pregam a “morte do latifúndio” e seguem princípios do comunista Mao Tsé-Tung, que liderou a Revolução Chinesa em 1949.

Os policiais avistaram os invasores tocarem 6 cabeças de gado para dentro da área da reserva, e também vários invasores próximos à rodovia danificando as cercas da fazenda.

Durante o percurso foram encontradas várias armadilhas pela estrada para atrapalhar o avanço da polícia e puderem realizar ataques. As armadilhas tinham potencial de ferir pessoas.

Ao perceberem a PM entrar no pasto, os posseiros recuaram até a área da reserva, onde se agruparam e iniciaram o ataque contra os policiais com rojões, bombas revestidas de pedras e coquetéis molotov.

A PM fez uso de força moderada para contê-los. Nenhum policia ficou ferido, mas duas viaturas sofreram avarias.

Fonte: rondoniaempauta