Usinas de oxigênio com capacidade para atender 250 leitos são instaladas em MT

Previsão é que comecem a operar em 60 dias. Além dos hospitais, as usinas também poderão abastecer os cilindros das unidades de saúde da rede pública na região.

Duas usinas de oxigênio foram instaladas em Sinop, no norte do estado, para atender até 250 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que recebe pacientes com Covid-19. O anúncio oficial foi feito nessa quarta-feira (12) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Sinop Energia. A previsão é que as usinas comecem a operar em 60 dias.

Um dos equipamentos será instalado no Hospital Santo Antônio, com capacidade para produzir 30 metros cúbicos de oxigênio por hora e atender 40 leitos de UTI, 160 leitos de internação, centro cirúrgico e maternidade.

Já o outro ficará na UPA Anete Maria Mota Maria, fornecendo 20 metros cúbicos por hora, levando oxigênio para até 50 leitos da unidade de pronto atendimento, 25 unidades básicas e atendendo até 100 pacientes que fazem uso domiciliar de oxigênio.

Além dos hospitais, as usinas também poderão abastecer os cilindros das unidades de saúde da rede pública na região.

O investimento total será de R$ 2,6 milhões para a instalação.

Com isso, a economia será de R$ 175 mil mensais entre o abastecimento do filantrópico Santo Antônio e a possibilidade de recarga de cilindros externos do Hospital Dona Nilza, no município de Claudia

Fonte: G1