CASO DE POLÍCIA – Prefeitura de Ji-Paraná é denunciada por jogar lixo no meio da rua – VIDEO

Desde pequenos aprendemos com nossos pais: “não jogue o lixo na rua” ou “lugar do lixo é no lixo”. Essas recomendações deveriam ser seguidas à risca, mas infelizmente não é o que vemos hoje, em Ji-Paraná, segundo maior município do Estado. Além da poluição visual, o lixo despejado irresponsavelmente pode configurar como uma agressão ambiental ou até mesmo como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

A poluição do solo pelo lixo pode causar diversos problemas, tanto ambientais, quanto econômicos. Além da transmissão de doenças, pode causar enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, um morador filmou caminhões caçamba da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, despachando lixo no meio da Rua. O flagra aconteceu no final da Rua T-16 com a K-0, no bairro Val Paraíso, no 2º Distrito.

A PM chegou a ser acionada e ao comparecer no local constatou a veracidade do vídeo, porém, com a chegada da imprensa, todo o cenário mudou. Uma pá carregadeira estava juntando o lixo e colocando em cima de uma carreta. O apresentador do Programa A Hora do Povo, Cleber Leite, também compareceu no local e conversou com alguns funcionários. Segundo eles, o lixo estava sendo depositado temporariamente naquele local até ser juntado e depois colocado em uma carreta maior, onde será descarregado no lixão.

A versão apresentada pelos servidores não passou muita credibilidade para os moradores locais, pois, além das despesas serem dobradas com esta manobra, o solo fica completamente comprometido com o lixo. “Lutamos diariamente para a população não jogar lixo aqui. Aí vem a Prefeitura e faz ao contrário. Já procuramos até o MP, mas não está sendo feito. Mesmo limpando tudo aqui, ainda fica o mau cheiro e restos de lixo. Por que não jogam lixo direto no lixão?” Reclamou Jair Silva, aposentado de 72 anos de idade.

A redação do site comando190 procurou autoridades competentes para falar sobre o caso e, além da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná estar incorrendo em Crime Ambiental ao jogar o lixo a céu aberto, também entra em contradição referente ao aumento recentemente do IPTU, pois está cobrando da população para levar o lixo até ao aterro sanitário. “Não pode jogar no chão para fazer o baldeamento. Tem que colocar em CONTAINER e ainda nem pode derramar chorume no chão”, finalizou o Gestor Ambiental.

Lembre-se que a responsabilidade é nossa quando o assunto é limpeza urbana. Tanto que as consequências somos nós próprios que sofremos.

VEJA O VÍDEO:

Fonte : comando190