Monitoramento com câmeras gera quase 2 mil registros de animais de 30 espécies no interior de SP; vídeo

Nos últimos três meses, câmeras camufladas na reserva do Legado das Águas, no interior de São Paulo, gerou mais de 1.700 registros de animais de mais de 30 espécies. Os destaques foram os pequenos felinos, flagrados interagindo com as câmeras e caçando (veja vídeo acima).

O monitoramento foi realizado com 20 câmeras automáticas nas áreas abrangidas por Tapiraí, Miracatu e Juquiá (SP) pela ONG Onçafari Science, e durou entre os dias 8 de dezembro a 24 de fevereiro.

Legado das Águas é a maior reserva privada do interior de São Paulo — Foto: Toni Mendes/TG

De acordo com a bióloga da ONG, Victória Pinheiro, além de interessantes e curiosos, os registros são importantes para observar e monitorar o comportamento das espécies na maior reserva privada de Mata Atlântica do estado de São Paulo.

O projeto também busca o levantamento populacional de onças-pardas e pintadas para ações de proteção dos felinos, incluindo atividades de ecoturismo.

Entre os destaques estão as imagens de jaguatiricas, de porte médio, que apareceram 34 vezes nas câmeras. Dois registros chamaram a atenção: o animal interagindo com a câmera, como se tirasse uma “selfie”, e um outro caçando um roedor no período noturno.

Monitoramento flagra animais no Legado das Águas — Foto: Divulgação

Além dos felinos, animais como gaviões, serpentes e outros mamíferos interagiram com as câmeras, resultando em curiosos autorretratos. Outro destaque foi o vídeo de três filhotes de gato-mourisco que passaram correndo após a aparição da mãe.

No total, essa temporada de registros rendeu cerca de 500 imagens a mais em relação às anteriores.

Fonte: G1