Casal é preso após filho de 1 ano morrer por maus-tratos em RO: ‘Tinha lesões na carne viva’, diz delegada

Um casal foi preso pela Delegacia de Homicídios depois que o filho deles, de um ano, morreu vítima de maus-tratos em Porto Velho. Segundo a polícia, a criança já chegou morta ao Hospital Cosme e Damião.

A delegada responsável pelo caso, Leisaloma Carvalho, disse que os pais da criança foram presos em flagrante no fim da tarde de terça-feira (15) por privá-la dos cuidados indispensáveis de saúde.

Em entrevista, a delegada relatou que a criança havia dado entrada na unidade de saúde durante a manhã de terça-feira, e apresentava lesões pelo corpo por falta de atendimento médico.

“Exames estão sendo feitos para verificar até as datas possíveis das lesões. No corpo da criança foi possível constatar lesões em carne viva e havia também ferimentos dentro da boca do bebê”, disse.

Para tentar justificar a morte, os pais acabaram entrando em contradição após serem questionados sobre o que aconteceu com o filho.

“Eles [pais] apresentaram várias versões, sendo uma à equipe médica e outra aqui [ na delegacia]. Durante o interrogatório eles disseram que as feridas estavam no corpo da criança há dois dias e que estavam tratando-a com pomada, mas não souberam dizer o nome do medicamento. Ainda disseram que, em nenhum momento, levaram o menino ao hospital. Quando a levaram ao hospital, a situação já havia se agravado e ela chegou morta lá”, pontuou.

No hospital, uma endoscopia também foi feita e constatou-se que o menino não tinha se alimentado, diferente da versão dada pelos pais, que informaram ter dado comida para a criança antes de levá-la ao hospital.

Interrogatório

A delegada Leisaloma Carvalho afirma ter estranhado o comportamento e tranquilidade dos pais durante o depoimento na delegacia.

Em nenhum momento demonstraram comoção ou emoção pela morte do filho, de forma tão prematura. Não é comum uma mãe agir como essa mãe agiu aqui nessa delegacia, diante da morte de um filho. Nada justifica o jeito que aquela criança estava. Não há motivos para ela ser deixada à míngua e vamos aplicar o rigor da lei em relação aos pais dessa criança”, enfatizou a delegada.

A delegacia segue as investigações para saber se há histórico de maus-tratos e negligência por parte do casal com o bebê. O casal preso em flagrante foi encaminhados ao presídio.

“Mãe” de sete filhos

Além do menino que morreu, o casal preso tem mais dois filhos biológicos. Já a mulher, ao todo, tem sete filhos, segundo a delegada.

Após a morte, o corpo do bebê foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames periciais para saber desde quando as lesões estavam no corpo da criança e a causa da morte.

“Com o laudo, nós vamos conseguir saber exatamente o que levou o óbito do bebê”, explicou a delegada.

Os pais foram indiciados pelo crime de negligência aos cuidados indispensáveis à criança, e encaminhados para o presídio estadual, onde ficarão à disposição da justiça.

Fonte: G1