Seis municípios de RO já vacinaram mais de 40% da população contra a Covid; um município tem taxa abaixo de 10%

A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro em Rondônia. Quase cinco meses depois, o estado vacinou 32,5% da população com a primeira dose do imunizante, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgados até a quarta-feira (23).

Segundo levantamento feito pelo G1, há cidades de Rondônia que já aplicaram a 1ª dose em mais de 40% da população, como Pimenteiras do Oeste que imunizou 48,18%. Teixeirópolis é o único município que apresenta índice acima de 50%, já são 56,90% da população imunizada.

Ji-Paraná é o único município que apresenta a taxa de imunizados com a 1ª dose abaixo de 10%, com 8,64%.

Acompanhe o avanço da imunização em todos os 52 municípios do estado

O ranking é feito com base no número de pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina divulgado pelo Ministério da Saúde. Os dados do Governo Federal dependem de cadastro das informações feito pelos municípios, e por isso podem divergir dos números informados pelas prefeituras.

O número de moradores é uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.

Vacinação em Rondônia a nível nacional

De acordo com o boletim divulgado pela Sesau, até a última quarta-feira (23), 428.471 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Rondônia, número que equivale a 32,5% de toda a população. Já a 2ª dose, foi aplicada em 148.939 pessoas, equivalente a 11,3% dos habitantes totalmente vacinados.

Com a porcentagem baixa, Rondônia é o 4º estado que menos vacinou no Brasil, a frente apenas de Acre (AC), Amapá (AP) e Roraima (RR).

Fonte: G1