Vilhena tem o maior crescimento no número de empresas entre as grandes cidades de Rondônia, diz IBGE

Dados apresentados se referem aos anos de 2018 e 2019

Vilhena foi o município de Rondônia que apresentou o maior crescimento no número de empresas, unidades locais e organizações atuantes entre os anos de 2018 e 2019, segundo dados do Cadastro Central de Empresas divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade passou de 2.885 empresas para 3.255, um aumento de 12,8%.

O levantamento foi realizado entre cidades que possuem mais de 50 mil habitantes, sendo elas: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Jaru.

Em números absolutos, Porto Velho lidera o ranking do crescimento, com 545 novas unidades nesse período.

Já se considerar todo o Estado de Rondônia, o aumento foi de 5%, passando de 34.570 empresas para 36.307. O índice de crescimento, no entanto, foi menor que a taxa brasileira (6,3%) e a da Região Norte (7%).

O IBGE também apresentou dados sobre as pessoas que possuem uma ocupação no Estado. Dos municípios, Porto Velho foi o único que apresentou uma redução, com 1,6% menos pessoas ocupadas. Enquanto isso, Vilhena e Rolim de Moura tiveram os maiores índices de crescimento, sendo 6,2% e 6,1% respectivamente.

Mais de 45% das empresas no Estado são de comércio em geral ou atuam com reparação de veículos automotores e motocicletas, no entanto, o maior grupo de ocupados em Rondônia é o de funcionários públicos, que representam 29,4% do todo. Os trabalhadores do comércio são 27,4%.

Fonte: folhadosulonline