Covid: Pfizer entrega mais 936 mil doses da vacina ao Brasil e completa 2,4 milhões em três voos

A Pfizer entregou ao Brasil mais 936 mil doses da vacina contra Covid-19 na manhã deste domingo (27). O avião que saiu de Miami (EUA) com os imunizantes pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 7h30. É a última das três remessas previstas na semana, totalizando 2,4 milhões de doses.

Além da entrega deste domingo, a farmacêutica enviou ao país outra remessa de 936 mil doses na quinta (24), e uma de 528.840 doses na última terça (22). Os envios fazem parte do acordo da empresa com o Ministério da Saúde.

Até o momento, 17 lotes com vacinas da empresa americana chegaram ao país provenientes deste acordo, totalizando 13 milhões das 200 milhões de doses do imunizante contratadas pelo governo federal. A Pfizer diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

No último domingo (20), a Pfizer enviou ao Brasil a primeira remessa de doses da vacina por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega foi de 842 mil imunizantes, também pelo Aeroporto Internacional de Viracopos.

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). Veja como funciona no vídeo acima.

Remessas entregues pelo acordo com o Ministério da Saúde

Entrega pelo consórcio Covax Facility

Armazenamento

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisaautorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal. Ainda no ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses foram feitas pela empresa e ficaram sem resposta do Ministério da Saúde.

Também em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.

A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.

O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.

Inicialmente a autorização da Anvisa permitia o uso a partir de 16 anos. Mas o órgão autorizou a mudança na bula da vacina no país. Entretanto, ainda não há perspectivas de vacinação dessa faixa etária no Brasil.https://8f7fbc91a02e6855c988272822a5b613.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Vacina contra Covid-19 da Pfizer — Foto: Thiago Philip / TV Globo

Fonte: g1