Sydney entra em lockdown de duas semanas contra a Covid-19

Sydney, a maior cidade da Austrália, iniciou um lockdown de duas semanas neste domingo (27), devido ao aumento de casos da variante Delta do coronavírus. Já são 110 pessoas contaminadas na região, enquanto um surto na cidade de Darwin, ao norte levou a uma ordem para que a população ficasse em casa durante dois dias.

Gladys Berejiklian, ministra de Nova Gales do Sul, disse em uma entrevista coletiva em Sydney que o governo prevê um aumento no número de casos de Covid-19 nos próximos dias.

A Austrália tem sido mais bem-sucedida na gestão da pandemia do que muitas outras economias avançadas. Desde o início da pandemia, o país tem um pouco mais de 30.450 casos e 910 mortes pela Covid-19. O governo determinou o fechamento das fronteiras, regras de distanciamento social enquanto a população se mostra comprometida com o combate à doença.

Mas o país tem enfrentado um número crescente de pequenos surtos nos últimos meses. Eles foram contidos até agora por meio de rastreamento rápido de contato, isolamento de milhares de pessoas por vez ou lockdown rígido.

Trinta novas infecções relatadas por Sydney no domingo elevaram o número de casos da variante Delta ligados a um cluster no bairro de Bondi para 110. Dois outros casos estavam sob investigação.

O rápido aumento de casos e locais de exposição persuadiu o governo a impor, relutantemente, um bloqueio, pelo qual as pessoas só podem sair de casa para fazer compras, trabalho, educação, exercícios e cuidados médicos essenciais.

Rastreadores de contatos entraram em contato com passageiros de companhias aéreas depois de descobrir que um atendente em vários voos em todo o país havia se infectado em Sydney.

O estado de Queensland relatou dois casos de Covid transmitidos localmente. As autoridades disseram que ambas as infecções eram da variante Alfa, detectada pela primeira vez no Reino Unido em setembro de 2020.

O Território do Norte, lar de algumas das culturas aborígines antigas mais famosas da Austrália e um forte setor de mineração, viu seu primeiro caso de coronavírus em meses no sábado (26), com quatro infecções adquiridas localmente, não relacionadas ao surto de Sydney.

As infecções da variante Delta começaram com um trabalhador em uma mina de ouro de propriedade da Newmont Corp, agora bloqueada.

Como as autoridades não conseguiram rastrear todos os contatos próximos do mineiro, foi imposto um lockdown imediato de 48 horas em Darwin e em alguns arredores.

“Prefiro me arrepender de termos ido muito duro, muito cedo, do que ir muito devagar e arriscar tudo”, disse o ministro-chefe Michael Gunner em entrevista coletiva.

A Austrália Ocidental relatou um caso comunitário que as autoridades estaduais suspeitaram ser a variante Delta.

Fonte: G1