ASSISTA E SE EMOCIONE: “Bailarina Down” que viralizou em vídeo sobreviveu a cirurgia no coração quando tinha 03 meses

“É uma menina doce e muito carinhosa, principalmente com outras crianças”
 
Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Apae de Vilhena programou uma série de eventos envolvendo seus alunos. A entidade é a única que acolhe pessoas especiais na cidade e oferece atendimento especializado a elas.
 
Uma das atividades teve como protagonista a jovem Luana Caroline da Silva Burghausen, de 25 anos, que executou uma coreografia para acompanhar a poesia lida por uma das professoras da instituição. O vídeo, no qual Luana aparece devidamente vestida com roupas de ballet e que mostra a bailarina em ação viralizou nas redes sociais.
 
O site foi em busca de mais informações sobre a jovem que emocionou tanta gente e descobriu que, logo ao nascer com Síndrome de Down, ela precisou enfrentar um grave problema de saúde e, com apenas 03 meses de vida, passou por uma delicada cirurgia no coração.
 
Filha de um vigia e uma costureira, a graciosa bailarina também lutou contra várias crises de pneumonia. “Os três primeiros anos ela passou dentro do hospital”, lembra o pai, Anildo Burghausen, que revelou ao site: “onde eu vou ela vai junto, até mesmo pescar no rio Guaporé”.
 
Antes da pandemia, Luana fazia aulas de zumba e natação. Com o fim dessas atividades, por causa da pandemia, a moça ganhou quilinhos extras, mas isso não lhe tira a disposição. Do jeito que consegue, ela ajuda os pais nas tarefas domésticas.
 
Luana tem uma irmã mais velha, mas é o centro das atenções na casa, e arranca elogios paternos: “é uma menina doce e muito carinhosa, principalmente com outras crianças”, conta Anildo, que chegou em Vilhena 37 anos atrás, vindo da cidade de Pérola do Oeste, no Paraná.
 
CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.

Folha do Sul Online