‘REI DA FLORESTA’: PF faz buscas em residências de laranjas do empresário Chaules Pozzebon

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (29) nos municípios de Ariquemes e Cujubim, em Rondônia. 

A ação combate uma organização criminosa que atua nos crimes ambientais de desmatamento e comércio ilegal de madeiras.

De acordo com a PF, os integrantes da quadrilha são comparsas do condenado Chaules Volban Pozzebon, acusado de ser um dos maiores desmatadores do Brasil, conhecido como “O rei da Floresta”. 

 Chaules era empresário no município de Ariquemes com mais de 100 madeireiras e está preso em uma penitenciária de segurança máxima em Campo Grande (MS).

A prisão aconteceu em outubro de 2019, ocasião em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Deforest, que visava combater uma organização criminosa acusada de invasão de terras para venda e posterior extração ilegal de madeira.  

No mês de junho deste ano Chaules foi condenado a 99 anos, dois meses e vinte e três dias de prisão por crimes de organização criminosa e extorsão.

 O empresário é acusado de ser o chefe da organização criminosa e usava nomes de familiares e amigos como laranjas para dificultar a fiscalização dos órgãos de controle e para lavagem de dinheiro.

Rondoniaovivo