Ucrânia diz que é ‘difícil confiar’ em cessar-fogo russo

Ucrânia diz que é

Reprodução / Redes Sociais Guerra na Ucrânia

Após o anúncio do Exército russo de uma nova trégua na guerra contra a Ucrânia  nesta quarta-feira (9), o país disse que “é difícil confiar no ocupante”. A  medida foi divulgada nessa terça (8) para possibilitar a retirada de civis do território ucraniano em segurança.

“A Rússia anuncia um regime de cessar-fogo a partir de 9 de março, às 10h, no horário de Moscou [4h em Brasília], e está pronta para criar corredores humanitários”, declarou o governo russo, conforme relatado pela agência Tass .

As Forças Armadas ucranianas disseram que “a Rússia solicitará que a Ucrânia chegue a um acordo sobre as rotas e horários de abertura dos corredores humanitários e notifique os representantes das embaixadas estrangeiras, a ONU, a OSCE e a Cruz Vermelha até às 2 horas em Kiev, no dia 9 de março”, em comunicado à CNN .

Hoje, porém, o governador de Kharkiv disse que a retirada de moradores de Izyum não está sendo possível, devido aos bombardeios russosque continuam ocorrendo mesmo durante o cessar-fogo. Segundo o prefeito da cidade, alguns civis foram retirados por um corredor humanitário.

Leia Também

Além disso, o presidente ucraniano Volodymr Zelenskiy acusou a Rússia de realizar um ataque aéreo que danificou um hospital infantil na cidade de Mariupolno sul do país, também nesta quarta. De acordo com ele, crianças estavam entre as pessoas “sob os destroços”.

A Rússia, no entanto, negou alvejar civis em seu ataque à Ucrânia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR