Como a Copa do Mundo pode ajudar nas aulas de história

O ano de 2022 foi escolhido para os jogos mundiais e, com o retorno regularizado às aulas, os professores podem aproveitar o tema Copa do Mundo como estratégia de ensino. E existem muitos tipos de abordagem em sala de aula para contextualizar eventos históricos a partir do Mundial.

Entre as possibilidades de aprendizagem, o aluno poderá conhecer aspectos culturais, sociais e econômicos, que abrange diferentes países que já participaram do evento. Além disso, o professor também pode relacionar informações sobre relações geopolíticas, tanto do país sede com seus vizinhos, quanto outros.

Mundial pode contribuir com o ensino

A Copa do Mundo FIFA vai além de reunir torcidas brasileiras para torcerem juntas por um só time. Isso porque o tema pode ser trabalhado em sala de aula, contribuindo com o aprendizado, especialmente em 2022, que é o ano do Mundial.

(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1021620.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Além das curiosidades sobre os jogos, o professor pode atrair a atenção dos alunos nas aulas de história. Sejam temas relacionados aos principais acontecimentos no mundo durante os anos de copa ou relações político-econômica.

Afinal, o futebol é um esporte bastante popular e traz influências socioeconômicas e sociopolíticas. Assim, traz muitos assuntos relacionados à aula de história do mundo, em geral. Portanto, um tema a ser abordado conforme o planejamento de cada professor.

Veja alguns pontos importantes!

Copa do Mundo de 1930

A primeira competição mundial ocorreu em 1930, mas a FIFA tinha a competição internacional em seu planejamento desde 1904, o ano de sua fundação. Somente quando o torneio futebolístico dos Jogos Olímpicos foi um sucesso, entre 1924 e 1928, é que a competição mundial se tornou possível.

Além de abordar a história, o professor também pode conceituar a crise de 1929, que abalou a organização do Mundial. Afinal, nesta época, algumas nações europeias foram abaladas financeiramente.

Além disso, de acordo com o historiador Hilário Franco Júnior, a estreia da competição mundial aumentou a rivalidade entre os uruguaios e os argentinos. Assim, estes também são pontos interessantes para abordar em sala de aula.

É importante destacar a Guerra da Cisplatina e a Guerra Civil Uruguaia desta época. Com isso, detalhar o conflito entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata.

Copa de 1950

O time brasileiro emprestou o uniforme para o México jogar contra a Suíça. Isso aconteceu porque a seleção do México e Suíça estavam com a mesma cor de uniformes, ou seja, vermelhos.

Então, a equipe local emprestou suas camisetas para o time sorteado.

Copa de 1958

O que mais chamou a atenção foi a história de Rachid Mekloufi, jogador que estava no auge de sua carreira e arriscou tudo para lutar pela causa que acreditava. Ou seja, ver seu país livre e acabar com a guerra atual, que havia matado centenas de milhares de pessoas.

O principal jogador foi convocado para defender a seleção francesa, mas recusou por ser argelino e ter uma causa para lutar. Afinal, seu país estava em guerra com a França.

Dicas para abordar a Copa do Mundo em sala de aula

Acima, citamos alguns acontecimentos, mas é preciso elaborar um plano de aula para abordar os principais acontecimentos. Entre as sugestões, destacamos:

Existem muitas maneiras de abordar o tema sobre a Copa do Mundo em sala de aula. Além de abrir portas para novos conhecimentos, esse é um tema que ajuda a deixar os alunos mais curiosos e entusiasmados.

Continue Lendo Comunicar Erro
(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1014215.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Fonte: I7NEWS.IG.COM.BR