Mucio Porto fala da trajetória de cirurgião plástico como forma de incentivar pessoas a realizar sonhos

Mucio Porto fala da trajetória de cirurgião plástico como forma de incentivar pessoas a realizar sonhos

O sonho de exercer a profissão de cirurgião plástico vem desde a época de criança. Mucio Porto conta que, aos nove anos, depois que uma pessoa da sua família sofreu um acidente, seus familiares começaram a falar de assuntos sobre plástica e como algumas cirurgias poderiam melhorar o corpo das pessoas curando cicatrizes e feridas.

Segundo ele, seu objetivo era ser aluno do Professor Ivo Pitanguy. Depois da especialização em Cirurgia Geral, prestou prova para entrar na escola do renomado cirurgião plástico. “Antes de prestar a prova eu queria ter um currículo a altura da escola. Além de ser bom aluno, era necessário falar outros idiomas e ter uma ampla visão de mundo”, conta Dr. Mucio.

Filho de uma família de origem humilde e com poucos recursos financeiros, frequentar escolas de inglês não era uma tarefa simples. Ter acesso ao curso de idiomas só foi possível através de uma bolsa de estudos. “Quando entrei na faculdade comecei trabalhar para ajudar nas despesas e com isso podia fazer aulas de francês. Depois de formado, com uma situação financeira melhor, passei a frequentar aulas de italiano, alemão, francês, espanhol e russo. Isso contribuiu bastante para melhorar a minha visão de mundo”, completa o cirurgião.

(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1021620.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Após a residência de Cirurgia-Geral, Mucio viajou pela primeira para o exterior para fazer um estágio em um hospital universitário em Gênova e Milão, na Itália. Além de aprofundar os conhecimentos sobre reconstrução de mama, teve oportunidade de estudar o idioma local.

Depois da experiência, conseguiu uma colocação no Instituto Francês da mão em Paris. O destino seguinte foi o Hospital Universitário de Genebra, Suiça, dando continuidade ao aperfeiçoamento da língua francesa. Ao longo desses estágios e conhecendo novas culturas, ia se abrindo para o mundo. Muita gente quase não acredita que uma pessoa do interior de Minas Gerais, vindo de uma família humilde, tenha chegado tão longe.

Finalmente, conseguiu uma vaga na escola do Professor Ivo Pitanguy. O local mais parecia um aeroporto recheado de pessoas de nacionalidades diferentes. Ele lembra que o lugar recebia desde princesas da Arábia até atores famosos de Hollywood do porte de Robert De Niro, Sophia Loren, Bo Derek, entre outros famosos.

“Essas pessoas me mostraram um novo universo. Com ajuda e o incentivo deles tive a possibilidade de viajar por diversos países e complementar minha formação nos Estados unidos e Japão. Percebi que eu poderia alcançar o mundo e naquele momento eu sentia que precisava voar para desbravar novos horizontes. Eu amo o Brasil, minha clínica é em Brasília, mas o planeta fica mais próximo quando a gente alcança essa visão cultural do mundo e esse foi o impulso para querer trabalhar no exterior”, reflete Mucio.

O passaporte para desbravar o mundo surgiu com o convite para ministrar aulas para um grupo de americanos em uma entidade que trabalha com formação médica na área da cirurgia cosmética. Mucio foi enviado em 2013 para compartilhar seus conhecimentos em Kuala Lumpur, na Malásia. Em seguida foi para Sydney na Austrália e Las Vegas, Estados Unidos.

As aulas foram tão bem avaliadas que foi convidado para ser professor em Dubai. Além de professor, poderia também exercer sua profissão de cirurgião plástico. Tudo foi consequência de um projeto de muitos anos. Essas experiências e vivências permitiram conhecer os pacientes de uma forma mais eficiente para conseguir um resultado melhor. Os conceitos na escola do Professor Pitanguy, aliados a formação no Brasil, país com a melhor cirurgia plástica do mundo, foram fatores importantes para conquistar a posição atual.

“Acho importante falar sobre minha vivência para servir como incentivo ou inspiração para muitos jovens que não acreditam neles. Se uma pessoa com poucos recursos que saiu do interior de Minas Gerais com foco e força de vontade conseguiu conquistar seus objetivos, qualquer pessoa que acredite em seu potencial também pode realizar seus sonhos. O que importa mesmo é a disposição para superar as adversidades do caminho”, encerra Dr. Mucio Porto.

Cirurgião Plástico pela PUC do Rio de janeiro, Dr. Mucio ganhou a oportunidade única de aprender com o respeitado Professor Ivo Pitanguy. Estudou em Paris, Gênova, Milão e Nova Orleans para aprimorar a formação engradecendo seu currículo. Com mestrado em Estudos do Envelhecimento e doutorado incompleto em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília e ainda Doutor Honoris Causa pela Emill Brunner University de Miami, Estados Unidos. Professor membro da American Academy of Aesthetic Medicine com consultórios em Dubai, Singapura e Los Angeles. Realiza treinamentos de médicos em cirurgia e medicina estética nos cinco continentes. Diretor da Clínica de Cirurgia Plástica em Brasília e Consultant Plastic Surgeon na AIG Clinics em Dubai.

Para acompanhar mais sobre o trabalho, procedimentos profissionais e também ficar informado sobre cursos e novidades sobre o Dr. Mucio Porto, basta seguir suas redes sociais.

Mais sobre Dr. Mucio:

Continue Lendo Comunicar Erro
(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1014215.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Fonte: I7NEWS.IG.COM.BR