Menina nasce sem olhos e pais só percebem tempos depois; entenda

Uma menina nasceu sem olhos em York, na Inglaterra. A condição rara, chamada anoftalmia bilateral, só foi percebida pelos pais, Laura e John Duffy-Moss, horas depois do parto, que aconteceu em casa.

“Não foi como planejávamos”, disse Laura ao jornal The Sun. “Só algumas horas depois que conseguimos olhar direito para ela, por causa de toda a comoção entre chamar ambulância, esperar por ela e depois chegar no hospital”, relatou a mãe.

Margot foi examinada por diversos pediatras. Um deles chegou a tentar abrir seus olhos com pequenas pinças de metal. Somente quando foi avaliada por um oftalmologista pediátrico é que descobriu-se que ela não tinha olhos.

O diagnóstico de anoftalmia bilateral veio aos quatro dias de vida. A condição afeta um a cada 100 mil bebês, e, todos os anos, cerca de 30 crianças nascem com a doença na Inglaterra. Em alguns casos, o bebê pode nascer com apenas um dos olhos.

A anoftalmia acontece durante o desenvolvimento inicial do feto. Às vezes, é possível ser notada em ultrassons.

Os pais de Margot relatam que cada dia é uma oportunidade de aprender junto à filha.

“Ela senta ao lado da irmã, apenas tocando coisas, qualquer coisa, porque ela não sabe como são as coisas, então você apenas dá a ela algo para sentir, e ela pode passar anos mapeando com os dedos e conhecendo aquilo”, disse a mãe. Margot completou 1 ano em outubro de 2023.

Fonte: Msn

Leia mais em MSN