Encontro em Porto Velho busca aprimoramento das políticas de assistência social em Rondônia

Assistência Social   Encontro em Porto Velho busca aprimoramento das políticas de assistência social em Rondônia   Governo do Estado de Rondônia     		Governo do Estado de Rondônia

O Encontro tem como objetivo promover a reflexão e partilha de experiências, visando o fortalecimento e qualificação da atuação dos profissionais da área

Os desafios e perspectivas na política de assistência social, bem como a importância da vigilância socioassistencial na estruturação do Sistema Único de Assistência Social  (Suas), estão entre os temas em discussão durante o Encontro Estadual do Sistema Único de Assistência Social, aberto nesta quarta-feira (19), pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em Porto Velho. O evento conta com a participação de secretários municipais, coordenadores e profissionais da área socioassistencial em Rondônia.

O evento, que tem como objetivo promover a reflexão e partilha de experiências, visa o fortalecimento e qualificação da atuação dos profissionais da área, e segue até quinta-feira (20). São palestras, salas temáticas e grupos de discussão conduzidos por representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome  (MDS) e o psicólogo João Valério Alves Neto, do Rio Grande do Norte.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este encontro representa um momento oportuno para análise das práticas existentes, identificação do que pode ser aprimorado e  inovação das ações para enfrentamento dos problemas no cotidiano do trabalho social. “As discussões e compartilhamento de práticas e estratégias são fundamentais para a identificação de soluções para os problemas enfrentados. Com isso, aperfeiçoarmos a política de assistência social voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas ou famílias em situação vulnerável no estado”, pontuou.

Na abertura, a secretária da Seas, Luana Rocha, destacou a importância do evento e reforçou que, para o estado manter seu processo de transformação é necessário que a assistência social esteja fortalecida, caminhando no mesmo passo que o desenvolvimento econômico. “O estado de Rondônia passa por um momento de transformação, fortalecida com políticas públicas baseadas em leis. Também fazemos constante monitoramento para correção de possíveis falhas e garantia da execução de tudo que for destinado aos municípios”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura oficial, a programação seguiu com a palestra magna: Desafios e perspectivas na política de assistência social, realizada por João Valério Alves Neto. Para o período da tarde está prevista a abordagem sobre os temas: “Importância da função da vigilância socioassistencial na estruturação do Suas”, com Frederico de Almeida Meirelles Palma; “Trabalho social com as famílias e indivíduos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), na modalidade on-line, com Giane Márcia Vieira de Almeida; “Matricialidade familiar no Suas”, com João Valério; e “Educação Permanente a partir das legislações do Suas”, com Gissele Carraro, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).

O encontro será retomado no segundo dia com as salas temáticas simultâneas sobre os quatro eixos do Suas: Vigilância Socioassistencial, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Educação Permanente. Em seguida haverá partilha das produções e experiências entre os participantes.

A coordenadora de Assistência Social da Seas, Fabiane Passarini considera que, o encontro representa uma oportunidade valiosa para a troca de experiências, compartilhamento de práticas, conhecimentos e abordagens metodológicas, que são aspectos fundamentais para a qualidade e efetividade dos serviços prestados pelas políticas públicas de assistência e desenvolvimento social.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: RONDONIA.RO.GOV.BR