Primeira Sessão Ordinária de 2024 os vereadores discutem pauta diversificada em prol do desenvolvimento do município.
Na primeira sessão ordinária de 2024 na Câmara Municipal de Espigão D’Oeste, realizada ontem, dia 08 de fevereiro, os vereadores presentes discutiram uma pauta diversificada em prol do desenvolvimento do município. Durante a sessão, foram apresentados Pedidos de Providência, Requerimentos de Informações e Indicações de Serviço ao Poder Executivo. Além de discutirem projetos de lei voltados para o desenvolvimento do município, abordando temas como infraestrutura urbana, educação, segurança, esportes e meio ambiente.
O Vereador Nascimento (PODEMOS) solicitou providências do Poder Executivo, para construir uma ponte sobre o córrego que dá acesso à Rua Alagoas. “Os moradores daquela localidade estão reivindicando a construção de uma nova ponte, pois a existente encontra-se em situação precária e expondo a vida de mais de 08 (oito) famílias ao perigo constante e das que pessoas que por ali passam.” Afirmou o vereador.
E ainda, solicitou providências do Poder Executivo, para realizar a Limpeza do Cemitério São Francisco de Assis, do Município de Espigão do Oeste/RO. “Os familiares das pessoas que foram sepultados estão reclamando das condições em que se encontra o referido cemitério, uma vez que o matagal está tomando conta das sepulturas e impossibilitando as visitas, deve se considerar a tristeza em visitar um falecido, portanto o mínimo é dar condições dignas de visitação.” Disse o mesmo.
O Vereador Zonga (PSB) indicou ao poder executivo para que seja contratado empresas especializadas na área ambiental e outros para realização de levantamento das diretrizes dos planos de recursos hídricos, do plano de bacia, do plano de drenagem e do plano de saneamento básico, elaboração de mapa de riscos e desastres, bem como a elaboração de um plano diretor.
Indicou também para que seja realizado a limpeza da lateral e meio das casas do Residencial Esperança; E para que acione a secretaria competente para realizar a coleta de lixo na rua principal da Comunidade Rei Davi. Disse Zonga: “Nem todos têm condições de levar o seu lixo até o local de coleta, e constantemente tem juntado lixo na rua principal, por falta de recolher do lixo.
Além disso, o Vereador, apresentou para discussão e votação única o “REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 01/2024”, onde solicita ao Poder Executivo, informações acerca das famílias contempladas com o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. RESULTADO: Aprovado por unanimidade dos presentes.
O Vereador Professor Hermes (PROS) agradeceu em nome dos habitantes da cidade aos trabalhos que vêm sendo realizados em infraestrutura das ruas, avenidas e estradas, através das Secretarias Municipais. E parabenizou os praticantes de esportes do município, em especial aos atletas corredores que têm se destacado em competições intermunicipais. Informou também que medidas estão sendo providenciadas em relação às dificuldades de locomoção e transporte de alunos da zona rural, e solicitou ao Poder executivo a manutenção da estrada da Linha 06 (Setor Cachoeira – Seringal). “Temos que dar as mãos e oferecer o melhor para nossa população”, disse Hermes.
O Vereador Gilmar Loose (MDB) afirmou estar acompanhando os trabalhos das Secretarias Municipais, especialmente nas obras relacionadas à recuperação de estradas vicinais, que contribuem para o desenvolvimento da agricultura do município. Ressaltou a importância do trabalho em equipe de todos os servidores para o bem comum do município, e disse que está à disposição das associações e dos moradores, para ouvir suas solicitações e encontrar soluções.
O Vereador Severino Schulz (REPUBLICANOS) afirmou estar contente com o andamento das obras realizadas no município, e que vai empenhar-se em buscar ainda mais recursos para as obras rurais e urbanas de Espigão D’Oeste. Severino também parabenizou os moradores das comunidades rurais de Espigão D’Oeste, pelo árduo trabalho que estão empenhando na agricultura.
Ao final da sessão, a presidente da câmara Delker Nobre ressaltou os avanços que estão acontecendo no município, e expressou suas preocupações com ao projeto de Lei referente ao “Bolsa Atleta”, que foi aprovado pela casa, mas que desde 16 de dezembro de 2023 ainda não foi sancionado pelo Poder Executivo. “Poderíamos estar apoiando mais os atletas de médio e alto rendimento da nossa cidade, porém até o momento, não chegou a esta casa nem a sanção, nem o veto do prefeito.” Disse a presidente. Delker reafirmou seu compromisso em proporcionar condições dignas para os estudantes do município, e que fará cobranças em vários setores a fim de garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento de Espigão D’Oeste.
Com a primeira sessão ordinária do ano concluída, a Câmara Municipal dá continuidade aos seus trabalhos, reafirmando seu compromisso com a democracia e o progresso do município.
Fonte: https://www.espigaodoeste.ro.leg.br
Por: Tiago Ferreira Graunke – Assessor Especial de Comunicação