Operação foi deflagrada nesta terça-feira, 07 de julho de 2026, na região de Espigão d’Oeste, com cumprimento de mandados em área indígena e na cidade.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 07 de julho de 2026, a Operação Acesso Facilitado para combater a extração ilegal de madeira e de minérios em terras indígenas na região de Espigão d’Oeste, em Rondônia.
A ação teve como foco as Terras Indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, sendo dois na Terra Indígena Roosevelt e um em Espigão d’Oeste. A operação contou com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a Funai.
Conforme informado pela Polícia Federal, a investigação apura a atuação de um grupo criminoso suspeito de retirar e comercializar madeira, além de explorar minério em áreas pertencentes à União.
As apurações indicam que dois investigados teriam atuado como facilitadores do esquema, permitindo a entrada de exploradores no território indígena mediante o recebimento de vantagens financeiras.
Durante a operação, os policiais buscaram documentos, aparelhos eletrônicos e registros financeiros que possam ajudar a esclarecer a dimensão do grupo investigado e a forma como as atividades ilegais eram realizadas.
Os investigados poderão responder por extração ilegal de recursos florestais em terras públicas, usurpação de bem da União, associação criminosa e lavagem de capitais.
Redação – Pimenta Virtual
O site Pimenta Virtual garante o direito de resposta para quem se sentir prejudicado por suas notícias, conforme estabelecido pela Lei 13.188/2015. Para exercer esse direito, basta enviar um pedido formal para o e-mail da equipe de redação, que será avaliado e respondido dentro dos prazos previstos em lei.

