Cerimônia de posse do presidente do Haiti nomeado pelo Senado é adiada

Cerimônia de posse do presidente do Haiti nomeado pelo Senado é adiada

Como você se sentiu com essa matéria?

Claude Joseph (foto), governava o país após o assassinato do presidente Jovenel Moise, mas o Senado do Haiti considera que Joseph Lambert deve ser o presidente interino.Claude Joseph (foto), governava o país após o assassinato do presidente Jovenel Moise, mas o Senado do Haiti considera que Joseph Lambert deve ser o presidente interino.| Foto: Orlando Barría/Agência EFE/Gazeta do PovoOuça este conteúdo

O Senado do Haiti adiou a posse de Joseph Lambert como presidente da República interino, ato que estava previsto para este sábado, um dia após a nomeação para o cargo feita pelo Senado.

Lambert, que é presidente do Senado, disse à Agência Efe que a cerimônia foi adiada “a pedido dos senadores”, mas não divulgou uma nova data para a posse.

“Os senadores decidiram adiar a cerimônia de posse prevista para esta tarde. Todos querem estar presentes para participar ativamente da nomeação. Há uma necessidade urgente de reconstruir a esperança em nosso país”, comentou Lambert no Twitter.

A nomeação, aprovada na sexta-feira por oito dos dez senadores em atividade, estabelece que Lambert deve prestar juramento na Assembleia Nacional diante dos colegas senadores, outros políticos e representantes da sociedade civil, e imediatamente assumirá suas funções no Palácio Nacional.

O governo liderado pelo primeiro-ministro interino, Claude Joseph, ainda não se pronunciou sobre a resolução aprovada pelo Senado.

O texto do Senado afirma que Claude Joseph foi retirado de seu cargo na segunda-feira passada por meio de um decreto assinado pelo presidente Jovenel Moise, assassinado na quarta-feira, motivo pelo qual nega que tenha legitimidade para seguir à frente do governo.

Após o assassinato de Moise, Claude Joseph se manteve à frente do governo, com apoio da Polícia e do Exército, e recebeu respaldo explícito da ONU, dos Estados Unidos e outros países.

O Senado é o único órgão do país que conta com cargos eleitos, mas desde janeiro de 2020 não está habilitado a tomar decisões por falta de quórum.

A Câmara dos Deputados e dois terços do Senado deveriam ter sido renovados em 2019, mas as eleições foram adiadas devido à instabilidade política que o país vivia, o que levou ao fechamento do Legislativo.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR