Rússia se torna maior exportador de petróleo para a China

Rússia se torna maior exportador de petróleo para a China

Como você se sentiu com essa matéria?

O presidente russo, Vladimir Putin, e o ditador chinês, Xi Jinping, em encontro antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em fevereiro| Foto: EFE/EPA/ALEXEI DRUZHININ/KREMLIN/SPUTNIKOuça este conteúdo

A China aumentou as importações de petróleo bruto da Rússia em 54,84% em maio, em comparação com dados do ano passado, de acordo com dados da Administração Chinesa de Aduanas. O gigante asiático importou um total de 8,41 milhões de toneladas de petróleo bruto russo, 2,98 milhões de toneladas a mais do que no mesmo período em 2021.

Esses dados colocam a Rússia como o maior fornecedor de petróleo para a China, deslocando assim a Arábia Saudita para o segundo lugar. Pequim importou 7,81 milhões de toneladas do país árabe em maio deste ano, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.

Nos últimos meses, estatais chinesas como Sinopec e Zhenhua Oil aumentaram as compras de petróleo russo, atraídas por pesados descontos após a imposição de sanções ocidentais a Moscou devido à guerra na Ucrânia, que comprometeram as exportações para a Europa.

Em fevereiro, a estatal russa Rosneft e a China National Petroleum Corporation (CNPC) chegaram a um acordo para fornecer 100 milhões de toneladas de petróleo bruto à China – através de oleodutos no Cazaquistão – ao longo de 10 anos.

A China pediu no início de março o respeito por seus “interesses legítimos” e reiterou que se opunha “firmemente” a qualquer tipo de “sanções unilaterais” contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia.

Em 4 de fevereiro, após reunião em Pequim, o presidente russo, Vladimir Putin, e o ditador chinês, Xi Jinping, disseram que as relações bilaterais haviam entrado “em uma nova era” e ressaltaram o bom estado da parceria entre os dois países. Segundo Pequim, o relacionamento com Moscou é o de um “parceiro estratégico”, mas não envolve uma aliança.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR