Tribunal japonês diz que não reconhecimento do casamento gay no país é constitucional

Tribunal japonês diz que não reconhecimento do casamento gay no país é constitucional

Como você se sentiu com essa matéria?

Juíza do Tribunal Distrital de Osaka negou indenização de 1 milhão de ienes pedida por três casais do mesmo sexo| Foto: Wikimedia CommonsOuça este conteúdo

O Tribunal Distrital de Osaka recusou na segunda-feira (20) um pedido de indenização feito por três casais do mesmo sexo, que alegavam ser inconstitucional o não reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão.

Segundo informações da NHK, os casais exigiam uma compensação de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 38 mil). A juíza Doi Fumi argumentou que o artigo 24 da Constituição japonesa não prevê o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A respeito do artigo 14, que estipula que todas as pessoas são iguais perante a lei e que foi a base da ação apresentada em Osaka, Doi descreveu o casamento entre parceiros heterossexuais como “um meio de permitir que a sociedade proteja os casais que se reproduzem e criam filhos”, de acordo com a emissora japonesa.

Entretanto, a juíza disse que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um debate “no qual ainda não se chegou a uma conclusão” e que a interpretação da Constituição sobre o assunto deve ser feita “de forma democrática, levando em consideração as tradições do Japão, o sentimento público e os problemas enfrentados pelos casais e famílias”.

Dessa forma, ainda segundo a NHK, a juíza sugeriu que o Estado “pode violar a Constituição caso não consiga acompanhar as mudanças de valores e continue a proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR