Ex-assessores de Trump dizem que ataques a vice colaboraram para tumulto no Capitólio

Ex assessores de Trump dizem que ataques a vice colaboraram para tumulto no Capitólio

Como você se sentiu com essa matéria?

Matt Pottinger, ex-assessor de Segurança Nacional, e Sarah Matthews, ex-vice-secretária de imprensa da Casa Branca, prestaram depoimento presencialmente ao comitê que investiga a invasão| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDSOuça este conteúdo

Em depoimentos na noite desta quinta-feira (21) perante o Comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que investiga a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, dois ex-assessores do ex-presidente Donald Trump (2017-2021) alegaram que os ataques dele ao então vice Mike Pence colaboraram para o tumulto na sede do Congresso americano.

Naquele dia, Trump criticou Pence no Twitter por não se negar a certificar a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial de 2020. Apoiadores do então presidente republicano invadiram o Capitólio por acreditarem na versão dele de que o pleito foi fraudado, enquanto os congressistas americanos ratificavam que Biden havia vencido.

Matt Pottinger, ex-assessor de Segurança Nacional, disse que um tweet de Trump em que chamou Pence de “covarde” foi “combustível sendo derramado no fogo” no dia da invasão.

“Fiquei perturbado e preocupado ao ver que o presidente estava atacando o vice-presidente Pence por cumprir seu dever constitucional. Então, o tweet me pareceu o oposto do que realmente precisávamos naquele momento, que era uma desescalada”, disse Pottinger, que disse que o post de Trump foi o motivo pelo qual decidiu pedir demissão naquele dia.

A ex-vice-secretária de imprensa da Casa Branca Sarah Matthews disse que o tweet de Trump foi uma “luz verde” para os apoiadores que invadiram o Capitólio.

“Lembro-me de pensar que era ruim para ele tuítar isso porque era, em resumo, dar luz verde a essas pessoas – dizendo a elas que o que estavam fazendo nos degraus do Capitólio, entrar no Capitólio era certo, que eles estavam certos em sentir raiva”, disse Matthews. “Ele deveria ter dito a essas pessoas para irem para casa e irem embora e condenado a violência que estávamos vendo.”

Além dos depoimentos presenciais na audiência desta quinta-feira, o comitê apresentou relatos de testemunhas, como Keith Kellogg, conselheiro de segurança nacional de Pence que estava com Trump naquele dia, e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Milley, que apontaram que Trump não teria acionado agências e forças de segurança durante a invasão.

“Sabe, você é o comandante em chefe. Tem um ataque acontecendo no Capitólio dos Estados Unidos da América e não acontece nada? Nenhuma ligação? Nada? Zero?”, disse Milley em um vídeo reproduzido pelo comitê, no qual disse que o então presidente não entrou em contato com ele durante o tumulto.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR