Ex-policial condenado a 7 anos de prisão pelo ataque a Capitólio dos EUA

Ex policial condenado a 7 anos de prisão pelo ataque a Capitólio dos EUA

Como você se sentiu com essa matéria?

Ex-presidente Donald Trump é mostrado em telão no dia 21 de julho de 2022 em uma sessão da comissão parlamentar de inquérito em Washington a respeito da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.| Foto: EFE / EPA /Al Drago / POOLOuça este conteúdo

Um ex-policial do estado da Virgínia foi condenado nesta quinta-feira a mais de sete anos de prisão por seu papel no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Em abril, Thomas Robertson, de 49 anos, foi considerado culpado por um júri por obstrução de procedimentos oficiais, desobediência civil, invasão de área restrita e adulteração de provas, depois que várias pessoas, incluindo outros policiais, testemunharam contra ele.

Robertson, ex-policial de Rocky Mount, Virgínia, foi preso em janeiro de 2021 e demitido de seu cargo pouco depois.

O condenado recebeu a mesma sentença (87 meses de prisão) que Guy Reffitt, membro do grupo radical Three Percenters, que havia recebido a pena de prisão mais longa já imposta aos participantes do ataque ao Congresso dos EUA.

Durante o julgamento, o advogado do Departamento de Justiça argumentou que Robertson era “parte do problema” em 6 de janeiro de 2021 e que decidiu agir porque não gostou dos resultados das eleições.

“Este réu se posicionou (…) no meio do primeiro grupo de manifestantes que causou horas de caos dentro do Capitólio”, disse a procuradora interina Risa Berkower durante o julgamento.

Quase 800 pessoas foram presas pelo ataque, e quase 250 delas se declararam culpadas.

A polícia estima que 2.500 manifestantes entraram no Capitólio e centenas deles atacaram as forças de segurança que defendiam seus arredores.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR