Inflação na Venezuela atinge 157% em 12 meses, diz Banco Central do país

Inflação na Venezuela atinge 157% em 12 meses, diz Banco Central do país

Como você se sentiu com essa matéria?

O ditador do país, Nicolás Maduro, participa de evento com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Caracas (Venezuela), em julho de 2022.| Foto: EFE/ Rayner PeñaOuça este conteúdo

A inflação na Venezuela atingiu 157% em 12 meses na medição feita em setembro pelo Observatório Venezuelano de Finanças (OVF), uma entidade independente do Banco Central do país, que divulgou dados sobre a evolução dos preços nesta quinta-feira.

No mês passado, a inflação foi de 11,5%, 5,8 pontos percentuais a menos que a medida em agosto pelo OVF. Em relação ao acumulado nos primeiros nove meses do ano, a alta foi de 111,8%.

Para o OVF, o aumento geral dos preços, apesar da redução do ritmo em setembro na comparação com o mês anterior, continua a mostrar “uma clara tendência ascendente”.

Os setores com os maiores aumentos em setembro foram educação (40,7%), equipamentos domésticos (25,6%), bens e serviços (21,7%) e alimentos (19,5%).

“Esta aceleração da taxa de inflação ocorre em um contexto de intervenção significativa do BCV (Banco Central da Venezuela) no mercado cambial para tentar estabilizar a taxa de câmbio”, disse a entidade.

O OVF também informou que, em setembro, o valor da cesta básica para uma família de cinco pessoas foi de US$ 375 (R$ 1947,71 no câmbio desta quinta-feira), um aumento de 23,05% em relação ao mesmo mês em 2021.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR