Elon Musk diz que sua Inteligência Artificial não será politicamente correta

Elon Musk diz que sua Inteligência Artificial não será politicamente correta

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Elon Musk, que está lançando a xAI, sua empresa de Inteligência Artificial| Foto: EFE/EPA/BRITTA PEDERSEN / POOLOuça este conteúdo

Elon Musk deu poucas pistas sobre como funcionará sua nova empresa de inteligência artificial, batizada de xAI, durante apresentação realizada sexta-feira (14), mas ressaltou que a ferramenta não será treinada para ser politicamente correta.

Musk declarou que a xAI pretende competir com OpenAI, Google e Microsoft. No entanto, o bilionário, na apresentação de quase duas horas de duração, não deu nenhuma informação concreta sobre os tipos de ferramentas que a xAI vai oferecer, quando começará a oferecer serviços, quem poderá acessá-la ou se será gratuita. Também não fez nenhuma demonstração visual de como a xAI vai funcionar.

No entanto, Musk fez uma comparação com os populares chatbots de IA como ChatGPT, Bard ou Bing, que não respondem a perguntas de usuários se eles acharem que são racistas, violentas ou com conteúdo de ódio, o que, segundo Musk, mostra que eles são programados para serem politicamente corretos.

“Acho que há um perigo significativo em treinar uma IA para ser politicamente correta ou, em outras palavras, treiná-la para não dizer o que ela realmente acha que é verdade”, afirmou Musk na apresentação da empresa no chat do Twitter Spaces, rede social da qual ele também é proprietário desde outubro do ano passado.

Para esclarecer sua opinião, o também CEO da SpaceX e da Tesla usou o exemplo do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, e disse que nessa aventura as coisas começaram a dar errado quando o supercomputador Hal 9000 foi solicitado a mentir.

O empresário usou o lançamento para apresentar os 11 homens por trás da xAI, vários dos quais trabalharam para empresas líderes do setor, como OpenAI, DeepMind e Microsoft. Musk e sua equipe enfatizaram em várias ocasiões que a regulamentação da IA será fundamental para eles, mas não detalharam como isso será feito de forma concreta, especialmente porque a regulamentação ainda está nos primeiros passos, apesar dos inúmeros pedidos de algum tipo de código internacional.

Outros pilares da xAI serão a criação de uma IA mais segura, “tão curiosa quanto possível e que busque a verdade”, já que o objetivo final é entender a verdadeira natureza do universo.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR