Ciclone: sobe para 39 o número de mortos no RS; SC teve um óbito

Ciclone: sobe para 39 o número de mortos no RS; SC teve um óbito

@LazzarettiVane – Twitter Passo Fundo no RS ficou completamente alagada com a passagem do ciclone

Subiu para 39 o número de mortos pela passagem do ciclone no Rio Grande do Sul, que se formou no estado na última segunda-feira (4)informou a Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (7). Houve também um óbito no estado de Santa Catarina, totalizando 40 vítimas fatais na região Sul do país.

No Rio Grande do Sul, foram registrados óbitos nos municípios de Passo Fundo (1 morte), Mato Castelhano (1 óbito), Ibiraiaras (2 vítimas), Lajeado (3 pessoas), Estrela (2 mortes), Encantado (1 pessoa morreu), Roca Sales (9 mortes), Imigrante (1 óbito), Santa Tereza (1 pessoa morreu) e Cruzeiro do Sul (4 mortos).

Além dessas cidades, houve registro de mortes também nos municípios de Muçum e Roca Sales, com 14 e 9 mortes, respectivamente. Em Santa Catarina, o óbito ocorreu na cidade de Jupiá, no norte do Estado.

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) lamentou os falecimentos nas redes sociais. “Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas. Milhares de pessoas já foram salvas por nossas equipes”, escreveu.

Na publicação, Leite disse que está se dirigindo, neste momento, para “visitar as localidades atingidas, acompanhado de ministros do Governo Federal”.


O governador ainda informou que este é o maior número de mortes devido a um evento climático já ocorrido no estado.

O Corpo de Bombeiros encontrou 15 corpos ao fazer uma vistoria em uma casa nessa terça-feira (5), segundo a Defesa Civil. Outras seis vítimas foram confirmadas entre segunda (4) e ontem, em cidades do Norte do estado.

O ciclone levou à elevação do nível de água dos rios, provocando enchentes e fazendo com que  muitos moradores tenham ficado ilhados em cima de telhados de casas em alguns municípios.

Até o início da tarde desta quarta, a  Defesa Civil mantém o alerta de inundação para o Rio Caí e o Rio Taquari.  A orientação é que as famílias que morem perto das margens deixem as casas devido ao risco de alagamento.

Em caso de emergência ou necessidade de resgate, os moradores devem ligar para a Brigada Militar (190) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR