Ambientalistas radicais são presos por quebrar vidro de pintura

Ambientalistas radicais são presos por quebrar vidro de pintura

Manifestantes usaram martelos de segurança para quebrar o vidro que protegia o quadro “Vênus no Espelho”, pintado por Velázquez no século XVII| Foto: EFE/Just Stop OilOuça este conteúdo

Dois ambientalistas do grupo Just Stop Oil foram presos nesta segunda-feira (6) depois de quebrarem o vidro que cobria uma pintura de Diego Velázquez na National Gallery, em Londres, informou a Polícia Metropolitana londrina (Met).

Os manifestantes, segundo a fonte, usaram martelos de segurança para quebrar o vidro que protegia o quadro “Vênus no Espelho”, pintado por Velázquez no século XVII, e os dois foram presos por causar danos à propriedade.

A Just Stop Oil explicou que a ação desta segunda-feira ocorreu para que o governo britânico suspenda imediatamente novos projetos de extração de petróleo e gás no Reino Unido.

Essa mesma obra de arte já havia sido atacada pela sufragista Mary Richardson, em 1914.

Os manifestantes foram identificados pelo grupo Just Stop Oil como Hanan, de 22 anos, e Harrison, de 20. A ação, conforme explicou, é uma retaliação à decisão do governo do primeiro-ministro Rishi Sunak de dar luz verde a novos projetos de petróleo e gás no mar do Norte.

“É hora de agir, não de falar. É hora de simplesmente parar o petróleo. A política está falhando conosco. Ela falhou com as mulheres em 1914 [pelas sufragistas] e está falhando conosco agora. O novo petróleo e o gás matarão milhões de pessoas. Se amamos a arte, se amamos a vida, se amamos nossas famílias, devemos simplesmente parar o petróleo”, justificou a organização ambiental.

Além disso, pelo menos 40 membros do Just Stop Oil foram presos posteriormente por obstrução do trânsito perto da residência oficial do governo em Downing Street.

Deixe sua opinião

Compartilhe a sua opinião! Conte-nos porque você se sentiu assim. Envie um comentário.

Mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR