Lula desembarca em Berlim e defende ‘parceria estratégica’ com alemães

Lula desembarca em Berlim e defende

Ricardo Stuckert/Presidência da República Lula chegou em Berlim


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Berlim, Alemanha, neste domingo (3), após sua participação na COP 28 em Dubai. A visita tem como objetivo estabelecer novos passos na relação entre Brasil e Alemanha, retomando o diálogo que, segundo o petista, havia sido abandonado em governos anteriores.

“Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, destacou o presidente brasileiro.

Durante sua estadia na Alemanha, Lula terá uma série de agendas até terça-feira (5), visando definir parcerias e cooperações em áreas estratégicas, como energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. O petista ressaltou a importância de reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha.

Em termos comerciais, o intercâmbio entre Brasil e Alemanha movimentou US$ 19 bilhões em 2022, consolidando os alemães como o quarto maior parceiro comercial do Brasil globalmente e o primeiro na Europa.

Na agenda para segunda-feira (4), Lula participará de uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil, com a expectativa de assinatura de acordos em áreas cruciais como meio ambiente, agricultura e ciência.

Além disso, o presidente terá um encontro com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e participará de um fórum empresarial com representantes dos dois países.


Lula iniciou sua estadia em Berlim com um jantar ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, onde expressou seu interesse em atrair investimentos alemães para o Brasil.

“Faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul. […] Precisa se voltar para o Brasil. Sobretudo neste momento que o Brasil está trabalhando a questão da energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. Brasil é a bola da vez. É só investir”, declarou.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR