Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV

Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV

Agência Brasil Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV

Em março, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou um aumento de 1,6 ponto em relação a fevereiro, considerando o ajuste sazonal, segundo informações divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (22).

O ICC alcançou 91,3 pontos, recuperando-se após dois meses de queda. Entretanto, na média móvel trimestral, o índice teve uma diminuição de 0,6 ponto, marcando o sexto recuo consecutivo.

O Índice de Situação Atual (ISA) registrou um aumento de 2,1 pontos, atingindo 80,7 pontos, marcando a segunda alta consecutiva. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, chegando a 99,1 pontos.

Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos”, declarou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, finaliza Gouveia.

Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR