Datafolha: para 55%, Bolsonaro tentou dar golpe; 39% discordam

Datafolha: para 55%, Bolsonaro tentou dar golpe; 39% discordam

Reprodução Jair Bolsonaro está inelegível e é investigado por tentar dar um golpe de estado

Mais da metade da população acredita que  Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para continuar na presidência da República. A informação foi revelada através de uma pesquisa do Instituto Datafolhadivulgada nesta sexta-feira (29). O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março. 

Segundo a pesquisa, divulgada pela Folha de S.Paulo, 55% dos entrevistados afirmaram que Bolsonaro tentou continuar a ser presidente planejando um golpe de Estado. Outros 39%, entretanto, discordaram da afirmação. 7% ainda não souberam responder. 

O levantamento aponta que, entre os eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022, 73% não acreditam que o ex-presidente tenha planejado um golpe. Já entre os que se declaram bolsonaristas, o percentual sobe para 75%.

Ao mesmo tempo, 87% dos eleitores de Lula no segundo turno da eleição e 86% dos declarados petistas acreditam que Bolsonaro tentou dar um golpe para continuar na presidência. 

Por fim, entre os que se declaram “neutros”, 48% acreditam na tentativa de golpe, enquanto 39% dizem que não.

Em outros segmentos, Bolsonaro não tentou dar golpe para os mais ricos (53%), para os mais instruídos (48%) e os evangélicos (48%). 

Operação Tempus Veritatis

Bolsonaro está no centro da operação Tempus Veritatisdeflagrada pela Polícia Federal (PF) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a tentativa de um golpe de estado. 

O ex-presidente se complicou, principalmente, com as delações de antigos aliados . Além disso, uma minuta golpista foi encontrada no gabinete de Bolsonaro, dentro da sede do PL . 

Por causa dos acontecimentos, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a PL confiscasse o passaporte de Bolsonaro. Ele está proíbido de deixar o país. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

FXSuperCach pc