5 dicas de como aparar o bigode para obter o estilo perfeito

Saber como aparar o bigode é crucial para você não fazer feio nas ruas e impressionar os amigos com muito estilo

Em 2019, o bigode continua sua  ascensão ao topo das paradas da moda masculina. Mas para não fazer feio é preciso ter em mente algumas dicas sobre como aparar o bigode para obter e manter o estilo perfeito – e impressionar os seus amigos e vizinhos quando sair de casa.

shutterstock Saber como aparar o bigode é crucial para você não fazer feio nas ruas e impressionar os amigos com muito estilo

Saber como aparar o bigode (e mantê-lo depois), entretanto, não é lá algo tão simples assim, como alerta Gladstone Ralph, instrutor do curso de barbearia do Instituto Embelleze. “O bigode exige um pouco mais de atenção que a barba, pois depende de cada pelo que completa o preenchimento principal dele. Qualquer erro ou pelo tirado a mais já causa uma deformidade”.

Ainda assim, vale o esforço para ter um visual marcante. “O bigode sozinho é um baita ícone de personalidade forte, pois é usado por um número menor de homens”, comenta Daniel Barra, um dos parceiros da marca de produtos masculinos Go. Man e dono do Blog da Barba.

Passo a passo de como aparar o bigode

Quem sabe como aparar o bigode imediatamente ganha um ar de personalidade forte e até mesmo de mais confiança shutterstock Quem sabe como aparar o bigode imediatamente ganha um ar de personalidade forte e até mesmo de mais confiança

 

Pronto para adotar esse visual? Não precisa ter medo porque nós damos todas as dicas:

 

 

1. Antes de mais nada, deixe a sua barba crescer

Deixar a barba crescer é fundamental para saber como aparar o bigode e obter o melhor estilo possível shutterstock Deixar a barba crescer é fundamental para saber como aparar o bigode e obter o melhor estilo possível

Se você quiser um bigode apropriado, precisará deixar a barba crescer. “Depois de duas semanas, o bigode já tem um tamanho bom”, afirma Daniel.

Mas, para não ficar com um aspecto desleixado enquanto o bigode cresce, a dica do influenciador é deixar a barba completa , “com um desenho simples, retirando os excessos na bochecha e no pescoço”.

Outro aspecto importante de fazer isso é que, como lembra Gladstone, só assim você terá uma noção do que será possível fazer ou não com o seu bigode. Então não tenha pressa em escolher o seu estilo ideal e descobrir como aparar o bigode.

Leia também: 5 dicas de como aparar a barba sem precisar ir ao barbeiro

2. Em seguida, consulte um barbeiro para escolher o estilo

Quando tiver barba o suficiente, vá no barbeiro escolher o estilo e descobrir como aparar o bigode que escolheu shutterstock Quando tiver barba o suficiente, vá no barbeiro escolher o estilo e descobrir como aparar o bigode que escolheu

Depois de obter um tamanho razoável para finalmente desenhar o seu bigode, é hora de escolher qual o estilo que você irá adotar. “Um bigode menor é mais fácil de cuidar, mas é menos imponente”, avisa Daniel. Ele, porém, afirma acreditar que com o tempo o dono do bigode encontrará o tamanho ideal para si, que não atrapalhe a rotina e seja de fácil manutenção.

Tanto para Daniel como para Gladstone, é crucial consultar um barbeiro na hora de tomar sua decisão. É ele que vai te ajudar a encontrar o estilo que mais combina com você, e quem vai moldar o seu bigode de acordo com isso.

Mas não deixe a visita ao barbeiro apenas para os dias em que quiser mudar de estilo. Gladstone adverte que é importante passar por lá regularmente, pelo menos duas vezes por mês – assim, você facilita o trabalho que terá em casa.

3. Ao chegar em casa, mantenha o bigode com muito cuidado

Outro passo importante para quem quer saber como aparar o bigode corretamente é usar produtos para os fios shutterstock Outro passo importante para quem quer saber como aparar o bigode corretamente é usar produtos para os fios

Agora que você já deixou sua barba crescer e já escolheu o estilo que vai usar, é hora de descobrir como cuidar apropriadamente da saúde dos fios, assim como é feito no caso das barbas cheias.

Inclusive, os produtos são os mesmos e tão indispensáveis quanto. “Para se manter um bigode bem alinhado e saudável, é recomendável o uso de um balm, um sérum alinhador, ou um shampoo próprio para as peles do rosto”, recomenda Gladstone.

Como todos estes produtos para barba são facilmente encontrados nas farmácias atualmente, seguir esta dica não deve ser difícil. Para não errar na hora de escolher, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada recomenda que os cosméticos usados “contenham ativos hidratantes e/ou à base de fitoterápicos que, além de hidratar o fio, hidratam também a pele”.

Outra coisa que deve ser feita além de utilizar os produtos certos, segundo o instrutor do Instituto Embelleze, é sempre limpar o bigode após as refeições, para não deixar os fios engordurados – o que pode deixá-los manchados a longo prazo.

4. Tenha calma para aparar o bigode quando estiver em casa

Usar lâminas como as de navalha é uma boa dica de como aparar o bigode, mas tenha cuidado para não se cortar shutterstock Usar lâminas como as de navalha é uma boa dica de como aparar o bigode, mas tenha cuidado para não se cortar

Como, segundo Daniel, “o dono do bigode vai apenas aparar, mantendo o formato entregue pelo barbeiro”, é preciso ter em mente alguns parâmetros para saber como aparar o bigode e não estragar o trabalho feito na barbearia.

Gladstone diz que, na maioria dos casos, são encurtados e removidos apenas os pelos que chegam ao nariz ou que cobrem os lábios. Já para Daniel, é crucial também que o homem deixe o bigode crescer nas laterais. “Eu, particularmente, gosto de um centímetro a mais de cada lado da boca, dando um efeito especial”, admite o influenciador.

A recomendação de Gladstone para não errar na hora de aparar o bigode em casa é usar uma lâmina como as de navalha. Por isso, é preciso ter muita calma e precisão nos movimentos, evitando tanto se machucar desnecessariamente quanto estragar o estilo desenhado pelo barbeiro.

5. Não se sinta intimidado e exiba seu bigode nas ruas

Agora que você já sabe como aparar o bigode, é hora de sair pelas ruas e exibi lo com orgulho para todos que encontrar shutterstock Agora que você já sabe como aparar o bigode, é hora de sair pelas ruas e exibi-lo com orgulho para todos que encontrar

Como lembra Daniel Barra, “[o bigode] é muito estiloso, mas por não ser comum, muitos homens têm vergonha”. Entretanto, não precisa ser assim.

Leia também: Descubra qual estilo de bigode combina mais com você

Agora que você já sabe como aparar o bigode para ter um estilo impecável, não tenha vergonha de sair pelas ruas com ele e impressionar as multidões à sua volta com muita atitude e personalidade. E se não gostar, basta raspar os pelos e tudo resolvido.

Fonte: deles.ig.com.br/mundo-masculino/2019-02-24/dicas-como-aparar-o-bigode.html