Eunoyah oferece joias com proposta de uncycling

Eunoyah oferece joias com proposta de uncycling

Reprodução/Divulgação Joias com proposta uncycling, sob ética e responsabilidade


A joalheria Eunoyah, após dois anos de estudos feitos pelas amigas  Helena Bighetti e Evelyn Canalli, acaba de ser lançada com uma proposta uncyling no mercado. 

As joias não só se preocupam com a aparência, mas também o estilo de vida de cada pessoa. Além de um design bonito, o objetivo é que as coleções representem a beleza que também está naquilo que faz bem para a alma, pensamento e sentimento. “Nós nos preocupamos com esses detalhes desde a escolha do nome da marca, que significa pensamento bonito, mente pura e equilibrada, desejo de colaborar”, conta Marcella, responsável pela parte criativa da empresa.

A Eunoyah já possui duas coleções: “Substrato” e “Vínculos”. A primeira é inspirada nas camadas orgânicas do solo, e faz uma analogia às camadas do ser humano e à importância de mergulhar em si para encontrar tesouros escondidos. Já a segunda remete aos laços invisíveis que ligam as pessoas umas às outras.

As peças são discretas, com formas sutis e design delicado. São feitas para combinar com as mais diversas composições do dia a dia e para incentivar o slow living, um modo de vida que prega a desaceleração, o autoconhecimento e o respeito próprio, um cuidado que está na essência das empreendedoras.

Outro pilar de sustentação da empresa é a atenção ao meio ambiente. “Nem todo mundo sabe, mas o ouro pode e deve ser reutilizado. Resíduos que sobram do processo de criação de uma joia e que, na maioria das vezes, são descartados, na Eunoyah acabam sendo usados para compor outras peças”, afirma Evelyn, que cuida do operacional da marca. Além disso, a joalheria também recebe joias antigas para purificá-las e transformá-las em novas.

“Não há sobra, não há desperdício. A gente aproveita o ouro das peças esquecidas no porta joias para criar novas que tenham uso. E o mais importante é que, no upcycling, mesmo que o ouro seja fruto de reciclagem, ele continua como um material puro. Essa é a beleza desse metal nobre já que ele pode ser reutilizado sem perder seu valor”, acrescenta. Uma demanda urgente na atualidade. Dados divulgados no ano passado revelam que das 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis produzidos no país, menos de 4% passam por reciclagem, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

A empresa garante, ainda, que o ouro das joias da marca é totalmente de origem ética e responsável. “Tomar medidas conscientes é fundamental para o futuro desse segmento. Por isso, nossos clientes terão acesso à toda a cadeia do metal usado em nossas peças a partir de rastreio via blockchain. Assim, será possível saber exatamente de onde veio o ouro que faz parte dos anéis, brincos, colares, pulseiras ou piercings adquiridos”, explica Marcella Helena Bighetti. 

“Incluir esse passo no processo de fabricação das joias é valorizar ainda mais o produto. Agregar o espírito responsável e transparente confere mais integridade e credibilidade ao que fazemos”, finaliza Evelyn Canalli. 

Com peças autorais e vendas apenas online, a Eunoyah entrega para todo o Brasil com o prazo de 30 dias após a encomenda. 

Fonte: DELAS.IG.COM.BR