Como plantar alho em casa para nunca mais precisar comprar no mercado

Como plantar alho em casa para nunca mais precisar comprar no mercado

Foto: Reprodução Como plantar alho em casa para nunca mais precisar comprar no mercado

Plantar alho em casa é uma prática simples e gratificante que pode garantir uma oferta constante dessa especiaria essencial em sua cozinha. Com algumas dicas básicas e um pouco de cuidado, você pode cultivar alho fresco em seu próprio jardim ou até mesmo em vasos dentro de casa.

Plantar alho em casa não apenas garante um suprimento fresco e saboroso dessa especiaria versátil, mas também oferece uma atividade gratificante para os entusiastas da jardinagem. Com um pouco de planejamento e cuidado, você pode desfrutar de alho fresco durante todo o ano, sem nunca mais precisar comprar no mercado.

Como plantar alho em casa

Veja o passo a passo para plantar alho em casa e economizar.

1. Escolha do alho

Ao plantar alho, é essencial escolher bulbos de qualidade. Procure bulbos firmes e saudáveis, evitando aqueles que apresentam sinais de mofo ou danos.

2. Preparo do solo

Prepare o solo escolhendo uma área bem drenada e ensolarada para o seu cultivo de alho. O solo deve ser solto e rico em matéria orgânica. Se necessário, adicione composto ou adubo orgânico para melhorar a qualidade do solo.

3. Plantio

Quebre os bulbos de alho em dentes individuais, mantendo a casca externa intacta. Plante cada dente a uma profundidade de cerca de 3 a 5 centímetros, com a ponta afiada virada para cima. Deixe cerca de 10 centímetros de espaço entre cada dente.

4. Cuidados

Mantenha o solo levemente úmido, mas evite encharcá-lo. Remova ervas daninhas regularmente para evitar a competição por nutrientes. Adicione cobertura morta, como palha ou folhas secas, para ajudar a reter a umidade e controlar o crescimento de ervas daninhas.

5. Colheita

O alho geralmente leva de 6 a 9 meses para amadurecer, dependendo da variedade e das condições de crescimento. Quando as folhas começarem a murchar e a ficar amareladas, é hora de colher. Use uma pá ou garfo de jardim para cuidadosamente cavar os bulbos, tendo o cuidado de não danificar as cabeças.

6. Armazenamento

Após a colheita, pendure os bulbos de alho em um local fresco e arejado para secar. Depois que as cabeças estiverem completamente secas, remova a sujeira restante e corte as raízes. Armazene os bulbos em um local fresco e escuro para prolongar sua vida útil.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: DELAS.IG.COM.BR