Como desengasgar cachorro: saiba o que fazer para salvar o seu pet

Como desengasgar cachorro: saiba o que fazer para salvar o seu pet

Foto: Reprodução Como desengasgar cachorro: saiba o que fazer para salvar o seu pet

Os cães como membros queridos da família, podem enfrentar situações de engasgo, e é crucial que os tutores saibam como agir prontamente para evitar complicações. Existem dicas e um passo a passo ideal para lidar com essa situação.

Confira as técnicas essenciais para desengasgar seu pet e manter seu amigo de quatro patas seguro. De maneira geral, agir rapidamente é essencial ao desengasgar um cachorro . Conhecer as técnicas corretas e manter a calma são fatores-chave para o sucesso.

Como desengasgar cachorro

Busque sempre a ajuda de um profissional de sua confiança após qualquer episódio de engasgo para garantir que seu amado companheiro esteja completamente seguro e saudável. O site petlove ensina o passo a passo ideal para lidar com essa situação.

Se você tem acesso ao médico veterinário próximo a você, não deixe de levar o cachorro para ser prontamente atendido. Caso não seja possível, existem dicas para proporcionar um alívio mais imediato.

Para alívio do caso, aposte em algumas manobras de primeiros socorros. Com muito cuidado, abra a boca do seu pet e use o seu dedo indicador como um “anzol”, ou seu dedo mindinho, caso seu cachorro seja pequeno, para retirar o objeto/alimento que está obstruindo a via respiratória do cachorro. Use uma lanterna para te ajudar nesta missão e visualizar o que está obstruindo as vias do pet.

Outra alternativa é levantar as patas traseiras do cachorropara fazer o próprio animal expelir o objeto. Após a retirada do que estava causando o engasgo, leve seu cachorro para o médico veterinário checar se está tudo bem com o animal.

Manobra de Heimlich

Veja como desengasgar o seu cachorro de acordo com seu porte, com base na manobra de Heimlich.

Cachorro de pequeno e médio porte

Se o tamanho do seu cachorro permitir que você o pegue no colo, faça isso, posicionando as costas dele sobre o seu estômago, deixando o pescoço erguido e as patas livres.

Cruze as mãos em volta do cão, mantendo os punhos abaixo da caixa torácica, que é onde fica o estômago. Pressione os punhos com muito cuidado em direção à barriga; repita o procedimento por três vezes. Veja se o pet expelir o objeto que o estava engasgando.

Em caso negativo, repita a manobra até conseguir êxito, mas não adie o encontro com o médico veterinário para te ajudar.

Cachorro de porte grande ou gigante

Quando não é possível manter o cachorro no colo, devemos prosseguir da seguinte forma:

Coloque o animal no chão, deitado de lado; fique de joelhos atrás do pet e encoste as pernas na coluna dele. Cruze as mãos em volta do corpo do cachorro e, assim como indicado acima, pressione com muito cuidado a região abaixo da caixa torácica; repita o movimento por três vezes ou até que o objeto seja expelido e o cachorro tenha obtido atendimento médico veterinário.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR