‘NAVALHA’: Polícia alerta sobre prática de crime soltar pipa com linha chilena

A Polícia Civil alerta que, com o aumento do número de crianças empinando pipas devido ao período de pandemia consequente ‘recesso’ escolar, é preciso ficar atento aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública.

Uma linha de pipa chilena, com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, causando grande risco de acidente a motociclistas, ciclistas e pedestres. 

O uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes.

Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.

 A a polícia recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos. 

 A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do telefone 190.

Rondoniaovivo